Outubro Rosa: Revista em casa por 9,90
Continua após publicidade

Roncar piora a pressão?

A chamada apneia obstrutiva do sono (caracterizada por roncos) tem tudo a ver com aperto nos vasos

Por Redação Saúde é Vital
Atualizado em 22 out 2016, 18h46 - Publicado em 1 ago 2016, 15h44
Alex Silva
Alex Silva (/)
Continua após publicidade

Se a barulheira típica do ronco gera interrupções do sono e, portanto, noites maldormidas, as artérias pagam a conta. Mas, quando a incômoda sinfonia é provocada por um distúrbio chamado apneia do sono, a encrenca é ainda maior. Porque então os ruídos são entrecortados por engasgadas e breves paradas respiratórias – e elas acontecem sem o sujeito perceber.

Com essas interrupções, entra menos ar e, consequentemente, diminui a concentração de oxigênio no sangue. Preocupado, o sistema nervoso fica superativado, acelera o ritmo dos batimentos cardíacos e promove a contração dos vasos. A pressão, você já adivinhou, se eleva.

Esse suplício noturno gera danos permanentes às artérias, que ficam cada vez mais rígidas. Daí por que as pessoas com apneia têm mais hipertensão, insuficiência cardíaca, AVC… Para piorar, cansaço, sonolência e irritação são companheiros de todas as horas de quem ronca e se engasga à noite, porque um sono assim está longe de ser reparador. Mais um elemento para a pressão não baixar durante o dia.

Leia também: Dá pra controlar a pressão alta só com mudanças de hábito?

Para se livrar de tantos aborrecimentos, o primeiro passo é diagnosticar o problema. Para isso, existe um exame, a polissonografia, feito em clínicas ou hospitais, no qual o sujeito passa a noite conectado a sensores. Uma vez confirmada a chateação, e dependendo de sua gravidade, o médico indica as opções de tratamento. Há casos em que é preciso apelar para o CPAP, um aparelho que libera o fluxo às vias aéreas. Outros pedem saída cirúrgica para corrigir um defeito anatômico que prejudica a passagem do ar. Mas, como o ronco e a apneia estão ligados à obesidade, algumas vezes as noites ficam mais tranquilas só de eliminar uns quilos extras.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.