Prepare lanchinhos para os filhos que não estragam na lancheira
Alimentos em temperatura ambiente favorecem a proliferação de micro-organismos. Veja como deixar o lanche dos pequenos mais seguros
Algumas mudanças no cardápio previnem a intoxicação alimentar
Foto: Getty Images
Após analisarem 705 lancheiras que carregavam alimentos perecíveis, pesquisadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, descobriram que mais de 90% das merendas não estavam em temperatura segura para consumo.
Por causa do clima quente e úmido aqui do país, os lanches brasileiros sofrem com o mesmo problema. “Pães com maionese ou presunto e derivados do leite, como o iogurte e o queijo, devem ser evitados”, alerta a nutricionista Aline Bittencourt. Alimentos em temperatura ambiente favorecem a proliferação de micro-organismos que causam diarreia, febre e vômito.
Para não debilitar o conteúdo nutricional da alimentação dos pequenos, o segredo é apostar em frutas, barras de cereal e sucos industrializados.
Algumas mudanças previnem a intoxicação alimentar. Confira:
Para comer
· Maçã
· Laranja
· Banana
· Biscoitos e bolachas integrais
· Barras de cereal
Para beber
· Água
· Sucos de fruta. Mas os de caixinha ou lata, já que, diferentemente dos feitos em casa, têm conservantes e não estragam quando expostos a temperaturas mais quentes.