saudeLOGO Created with Sketch.

Poluição do ar: uma grande causadora de AVCs

De 1990 para 2013, a influência dos poluentes atmosféricos no aparecimento desse problema cresceu bastante

Todos os anos, cerca de 15 milhões de pessoas no mundo têm um acidente vascular cerebral — quase seis milhões morrem por causa do problema. Mas, segundo um novo estudo publicado no periódico científico The Lancet, boa parte dos pacientes com AVC perdeu anos de vida saudáveis por um problema muitas vezes negligenciado: a poluição do ar.

Os pesquisadores cruzaram dados para estimar a abrangência de diferentes fatores de risco para essa doença (além dos poluentes, foram levados em consideração hipertensão, obesidade, alimentação e por aí vai). Eles então fizeram uma estimativa, no contexto do AVC, de quantos anos de vida sem qualquer incapacidade física ou mental teriam sido preservados se a exposição a um desses fatores fosse eliminada.

Veja também

Resultado: um terço do tempo passado com alguma limitação foi atribuído à poluição do ar, seja ela ambiental ou domiciliar. De 1990 a 2013, a influência desse elemento aumentou mais de 33%, sobretudo nos países em desenvolvimento.

Apesar desse dado, a maioria dos casos ainda envolve alguns hábitos que podem ser facilmente mudados na rotina do dia a dia, como dieta pobre em frutas, elevado índice de massa corporal, alimentação rica em sódio e tabagismo.