PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Continua após publicidade

Para que serve o sabonete antibacteriano?

Mais do que fazer espuma e ter cheirinho gostoso, ele é um grande aliado na prevenção de doenças. Entenda o por quê!

Por Abril Branded Content
Atualizado em 18 ago 2020, 10h45 - Publicado em 14 jul 2020, 10h32
 (iStock/Divulgação)
Continua após publicidade

Na correria do dia a dia é comum encostarmos em superfícies com altíssimas concentrações de germes, como, por exemplo, no corrimão do metrô ou da escada rolante, no carrinho de supermercado e no celular e, em seguida, sem nem perceber, acabar levando a mão – muitas vezes contaminada ao rosto e à boca. Esse gesto rotineiro permite a entrada de microrganismos no seu corpo e pode oferecer riscos à saúde, como a Covid-19, infecção estomacal, respiratória, de ouvido ou na pele, conjuntivite, gripe, entre outros problemas.

O caminho para a prevenção, no entanto, é bem simples e está, literalmente, ao alcance das suas mãos: higienização correta. Para quem ainda tem dúvidas sobre a importância desse hábito, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que lavar as mãos com água e sabão (em barra ou líquido) pode reduzir em até 40% o risco de disseminação de doenças.

Sabonete antibacteriano: higienização mais eficiente

Ok, lavar as mãos é essencial para prevenir doenças, mas alguns cuidados na higiene pessoal fazem com que a eliminação de vírus e bactérias ali presentes seja ainda mais eficaz. Primeiro, vale a pena substituir o sabonete neutro pelo antibacteriano. Em barra ou na versão líquida, ele conta com uma estrutura híbrida, que remove a maioria dos germes e evita a proliferação de doenças transmitidas através do contato físico. Para você entender melhor, funciona assim: as moléculas do sabonete antibacteriano têm o formato de alfinete e possuem duas partes: a cabeça, que é hidrofílica, portanto, se liga à molécula da água, e a cauda, que, por ser hidrofóbica, se conecta a óleos e gorduras. Já a camada mais externa dos vírus, conhecida como envelope, é formada por lipídios. Conclusão: as moléculas de sabão se conectam a essa membrana lipídica, rompendo o envelope viral e neutralizando o vírus.

Além disso, lembre-se de que não basta abrir a torneira, ensaboar rapidamente as mãos, enxaguá-las e pronto. Para se proteger, siga estas dicas:

tire os anéis e pulseiras;

aplique uma quantidade de sabão suficiente para que a espuma cubra toda a superfície das mãos;

esfregue-as muito bem. Capriche na limpeza das palmas, entre os dedos, no dorso e punhos;

Continua após a publicidade

o ritual deve durar cerca de 15 a 20 segundos. Em vez de contar, cante “Parabéns a você por duas vezes, será exatamente o tempo necessário;

enxágue-as e seque-as. Prontinho. Suas mãos estão limpas, livres de germes. E você, protegido de diversas doenças!

Saiba mais em Segredos da pele.

Continua após a publicidade

Conteúdo produzido por UNILEVER

Continua após a publicidade
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.