saudeLOGO Created with Sketch.

Os prós e contras de trabalhar em casa

Confira os benefícios de trabalhar em casa e veja como montar um "home office"

Sua atividade se adapta ao “home office”?
Foto: Getty Images

 

Você já pensou em trabalhar em casa? Saiba que com as facilidades proporcionadas pela internet e pela telefonia móvel, empresas e trabalhadores descobriram no chamado “home office” uma solução atraente. Afinal, é uma forma de reduzir custos para as companhias e, em princípio, favorecer a qualidade de vida do funcionário ou do prestador de serviço que transfere o escritório para o próprio lar.

Antes de decidir montar o seu “home office“, confira os prós e contras.

Traz estresse?

A médica do trabalho Marcia Bandini diz que o profissional precisa se fazer as seguintes perguntas:

· Será que sua atividade se adapta ao “home office”?

· Ele está preparado para ficar longe dos colegas?

· A estrutura doméstica permite montar um escritório?

Atenção: na prática, o tempo que se ganha ao eliminar o deslocamento pode ser perdido se a pessoa não conseguir manter horários e disciplina para cumprir as tarefas. “Nesse caso, ela fica improdutiva, descumpre prazos, perde clientes, trabalha mais horas para compensar e vira um workaholic”, explica o administrador de empresas Fernando Antonio da Silva.

Tecnologia necessária

A lista de opções tecnológicas para um escritório bem equipado é grande: linha exclusiva de telefone com identificador de chamada e secretária eletrônica, telefone móvel, PDA, laptop e/ou PC, impressora, aparelho de fax, scanner, gravadores de CD e DVD, dispositivo de armazenamento de mídia removível, modem para acesso à internet e estabilizador de energia.

Uma dica para quem tem notebook é adaptar uma base de expansão configurável, que traz monitor, teclado, mouse, impressora, máquina de fax e scanner sempre acoplados e prontos para usar.