saudeLOGO Created with Sketch.

O zika vírus causa microcefalia?

Ele é transmitido pelo mesmo mosquito da dengue e provoca, sim, essa malformação fetal

Os primeiros casos confirmados do zika no Brasil foram identificados por pesquisadores da Universidade Federal da Bahia anos atrás. E aí surgiu a suspeita de que a infecção poderia causa microcefalia

Nesse primeiro momento, a doença havia sido classificada como menos agressiva que a dengue. Porém, devido ao aumento súbito dos casos de microcefalia acompanhados pela presença dos sintomas do vírus (febre, manchas na pele, coceira e dores musculares) nas gestantes, os especialistas começaram a rever esse conceito.

Aí, depois de muito avaliar essa associação, ficou comprovado que o zika consegue invadir o feto e, dentro do cérebro, provocar estragos que geram microcefalia.

Veja também

Do ponto de vista de prevenção, valem as mesmas medidas já conhecidas no combate à dengue. Tenha cuidado com locais que possam acumular água, deixando, por exemplo, a caixa d’água sempre fechada. Lembre-se também de colocar areia nos pratos de plantas e guardar garrafas sempre de cabeça para baixo.

No caso das grávidas, é bom optar por roupas que cubram os braços e as pernas e aplicar repelentes indicados para o período de gestação. Além disso, manter-se informado sobre o número de casos registrados em sua cidade ajuda a monitorar o perigo. E, se manifestar algum sintoma suspeito, procure imediatamente seu médico.