saudeLOGO Created with Sketch.

O que é colesterol?

Ele não é exatamente uma gordura, embora seja tido como tal. Na verdade, trata-se de um álcool complexo que só viaja pelo corpo na companhia de duas famosas lipoproteínas - o LDL e o HDL

Como se fossem guarda-costas, as lipoproteínas se encarregam de transportar o colesterol com segurança e impedir que seja facilmente dissolvido. Afinal, trata-se de um tipo de álcool. Sem o colesterol, simplesmente não sobreviveríamos.”Ele é uma de nossas grandes reservas de energia e ainda faz parte das membranas de todas as células”, explica o endocrinologista Waldir Relvas, da Universidade Federal de São Paulo, a Unifesp.
 
Imprescindível, o colesterol forma o tecido do cérebro e ajuda na fabricação da bile, essencial no processo digestivo. E sabe onde mais ele está?” Nos hormônios esteroides, responsáveis pelas características sexuais que desenvolvemos na puberdade. O organismo não depende apenas da alimentação para obtê-lo. Ao contrário, só 25% do colesterol vem das carnes e dos derivados do leite, por exemplo – o fígado se encarrega de produzir os outros 75%.
 
A fama de vilão se deve em grande parte ao excesso de LDL no sangue, capaz de aumentar o risco de um infarto ou de um derrame. Isso porque ele vai se depositando nas artérias, o que estreita os vasos a ponto de impedir a passagem do sangue.
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s