saudeLOGO Created with Sketch.

O lar ideal para o cão idoso

Seu cão já é idoso? Saiba que pequenas adaptações na casa podem tornar a vida do mascote muito mais confortável

O lar ideal para o cão idoso

Evite que seu cão se machuque: faça pequenas adaptações na sua casa
Foto: Getty Images

 

Cegueira, artrose, doenças de pele e outros problemas que chegam com a idade podem comprometer a qualidade de vida do seu cão. Nessa fase da vida, até as funções mais corriqueiras, como comer, dormir e fazer as necessidades fisiológicas, se tornam complicadíssimas. Mas pequenas adaptações na casa podem tornar a vida do seu cão muito mais confortável. Confira

Andar quase parando

Locomover-se vira tarefa árdua, sobretudo se o cão tem problemas de coluna ou nas articulações. Nesse caso, o ideal é evitar que sofra impacto ao subir em móveis. A cama, por exemplo, deve ficar em um local plano. Se ele insistir em subir na sua, lance mão de uma almofada para servir de rampa e facilitar o acesso. Pisos lisos são prejudiciais, pois escorregam e sobrecarregam ainda mais as articulações. Opte por tapetes ou pisos frios antiderrapantes. Bloqueie o acesso a escadas e desníveis.

Xô, pulgas e carrapatos

Contra essas criaturas inconvenientes, o piso é mais importante do que pode parecer. Tacos de madeira, por exemplo, são péssimos, porque possuem frestas que dificultam a limpeza e propiciam a proliferação de insetos e aracnídeos. A melhor opção é o piso frio, lavável com água e sabão.

Ele já não enxerga bem

Cães com problemas de visão se orientam pelos sons do ambiente ou pela memória visual. Para que ele não se perca, mantenha os móveis sempre no mesmo lugar, em especial o comedouro e o jornal. Bloqueie o acesso a escada, piscina e lareira. Ponha grade nas janelas, caso você more em apartamento. Vale a mesma dica para o bicho acostumado a circular pelo piso superior da casa. Reduza o número de obstáculos com os quais ele possa se chocar e evite deixá-lo em locais amplos. Senão fica difícil encontrar os pontos de referência.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s