Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Niacina, a vitamina do HDL

Essa incrível vitamina do complexo B é o melhor remédio que se conhece para aumentar os níveis de HDL. Sem contar, claro, os exercícios físicos

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 27 out 2016, 23h29 - Publicado em 25 set 2013, 22h00

Foto: Getty Images

Segundo Marcelo Bertolame, diretor do Instituto Dante Pazzanese, em São Paulo, os níveis do bom colesterol podem aumentar até 30% com a ingestão da substância. De quebra, ela ataca os triglicérides, outro velho inimigo do peito. 
 
Suas fontes naturais são as carnes vermelhas. O problema é que elas são lotadíssimas de gorduras saturadas, que simplesmente anulam o benefício do nutriente. Portanto, para quem realmente precisa diminuir ao máximo os riscos de doença cardiovascular, só mesmo os comprimidos teriam a dose necessária da vitamina. Sem as pílulas, seria preciso engolir de 7 a 14 quilos de bife de fígado por dia para içar o HDL na mesma proporção. Haja estômago! 
 
Embora eficazes, as pílulas de niacina produzem um efeito indesejável: estimulam uma substância que aumenta o fluxo sanguíneo na pele. Em outras palavras, causam o chamado flush, um rubor que pode coçar bastante, mas não passa disso. Assim, o tratamento deve começar com doses baixas, aumentadas gradualmente. O ácido acetilsalicílico em quantidades pediátricas também é capaz de aliviar a vermelhidão que, em seis meses, tende a desaparecer.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.