Clique e assine VEJA SAÚDE por R$ 6,90/mês

Metformina emagrece?

O endocrinologista Alfredo Halpern conta se este medicamento, usado para pacientes com diabete, ajuda ou não no emagrecimento

Por Redação M de Mulher - Atualizado em 22 out 2016, 13h47 - Publicado em 1 dez 2013, 22h00

Foto: Getty Images

 

Esse é um medicamento utilizado em indivíduos com diabete do tipo 2, que em geral têm excesso de peso. E, diferentemente da maioria dos remédios contra a doença, ajuda a emagrecer. É que a metformina facilita a ação da insulina produzida pelo pâncreas. Conseqüentemente, o teor desse hormônio no sangue também cai. Como a insulina aumenta a formação de gordura, esse efeito da metformina auxilia no emagrecimento. Indivíduos com resistência à insulina e, portanto, com tendência a ficarem diabéticos, também podem se beneficiar da metformina, quer na prevenção do diabete, quer emagrecendo alguns quilos. Já se noticiou que a metformina poderia contribuir para a perda de peso de pessoas não diabéticas e não resistentes à insulina. Isso, no entanto, carece de evidências científicas. Certamente esse medicamento é muito menos eficiente do que os bons remédios antiobesidade disponíveis no mercado.

 

Alfredo Halpern, médico endocrinologista do Hospital das Clínicas de São Paulo, é autor do livro A Nova Dieta dos Pontos, lançado por SAÚDE.

Publicidade