saudeLOGO Created with Sketch.

Idosos têm reação mais lenta no trânsito

O tempo para frear o carro é mesmo maior entre os idosos, mas eles não precisam largar o volante

Idosos não precisam parar de dirigir, é só ficar mais atento e evitar situações de risco
Foto: Getty Images

O pessoal da terceira idade demora até 40% mais para frear o carro que um jovem. Foi o que constatou o Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas de São Paulo.

No teste, realizado em um simulador, mulheres com média de idade de 69 anos e homens com cerca de 74 levaram 1,34 segundo para reagir diante da placa “Pare”, enquanto os mais moços demoraram 0,96 segundo. A fisioterapeuta Angélica Castilho, responsável pela pesquisa, conta que problemas de visão, de flexibilidade, perdas sensoriais e musculares também atrapalham o desempenho. “Mas hoje o perfil do motorista com décadas de experiência é mais ativo”, ela pondera. “Não corresponde mais só à imagem de alguém que dirige lentamente.”

Por isso, Angélica aconselha que o próprio condutor e seus familiares façam uma avaliação. Nem sempre é preciso abandonar o carro, basta tomar consciência das limitações e evitar situações de risco, como guiar na chuva ou à noite, e não trafegar devagar em vias movimentadas para não causar acidentes.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s