Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Exercícios podem prevenir hipertensão na gravidez

Os bebês de mulheres ativas ainda têm menos risco de nascerem com excesso de peso

Por Thiago Nepomuceno
Atualizado em 28 out 2016, 21h18 - Publicado em 23 fev 2016, 15h23

Cerca de 10% das mulheres desenvolvem pressão alta depois da 20ª semana de gravidez – é a hipertensão gestacional.  Os riscos variam conforme o grau do problema, mas vale lembrar que se trata de uma das principais causas de morte tanto da mãe como do feto.  Ainda bem que dá para prevenir – e uma das maneiras é apostar nos exercícios. Uma equipe de pesquisadores da Universidade Politécnica de Madri, na Espanha, e da Universidade de Ontário Ocidental, no Canadá, realizaram um estudo com gestantes em três hospitais da capital espanhola e concluíram que atividades físicas de intensidade moderada durante a gravidez ajudam a evitar a tal hipertensão. E tem mais: quando a mãe mexe o corpo, também cai o risco de os recém-nascidos nascerem com excesso de peso. 

Participaram do estudo 765 gestantes saudáveis. Metade do grupo realizou atividades físicas três vezes por semana com acompanhamento profissional. Já a outra parte recebeu cuidados padrão. Os resultados mostram que as mulheres que não se movimentaram tinham três vezes mais probabilidade de sofrer com hipertensão. Isso porque essas voluntárias eram mais propensas a ganhar peso, uma das causas que leva à subida de pressão. Mas não custa reforçar: exercícios físicos na gravidez devem ser sempre feitos com a autorização do médico e com o acompanhamento de um especialista. 

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.