Descubra quais são as substâncias mais utilizadas em produtos de beleza
Cerca de 9 mil tipos de ingredientes são empregados na confecção dos cosméticos e itens de higiene; veja os elementos mais comuns
Conservante é um dos aditivos presentes em todos os cosméticos
Foto: Getty Images
Entenda mais o que há nas fórmulas de desodorantes, sabonete íntimo, maquiagem, esmaltes, perfumes, cremes, condicionador, xampu, spray e outros cosméticos:
Corretor de pH
O pH indica se uma solução está ácida, neutra ou alcalina. Nos itens de beleza, o corretor aproxima o pH do produto ao do local de aplicação. Se estiver desajustado, favorece a proliferação de diversas bactérias.
Emoliente
É responsável por formar a massa homogênea de cremes e xampus. Ele ainda amolece e suaviza a camada superficial da pele, a epiderme, diminuindo a aspereza e o ressecamento.
Propelentes
São um conjunto de gases que, sob pressão, tornam-se líquidos. Aparecem nos aerossóis e, quando saem da embalagem, viram uma nuvem de partículas. É utilizado nos desodorantes.
Umectante
Faz com que o cosmético tenha uma aparência uniforme e atrai água para pele e cabelos, o que ajuda a manter a beleza natural. Trabalha em conjunto com o emoliente, já que tem uma função bem semelhante.
Antioxidante
Evita a degradação da fórmula, impedindo que ela estrague. Também recebem esse nome substâncias que capturam os radicais livres e combatem o envelhecimento precoce da pele, como a vitamina C.
Umectante
Faz com que o cosmético tenha uma aparência uniforme e atrai água para pele e cabelos, o que ajuda a manter a beleza natural. Trabalha em conjunto com o emoliente, já que tem uma função bem semelhante.
Conservante
Esse aditivo, presente em todos os produtos, tem o poder de impedir e controlar a ação dos micro-organismos que podem entrar no recipiente e anular as propriedades do cosmético. Isso garante seu prazo de validade.
Emulsificante
Possibilita a união entre água e óleo. É encarregado de homogeneizar a solução final que é oferecida ao consumidor. Ele também hidrata: puxa a água de camadas profundas para a tez.
Espumante
Cria bolhas de ar, e isso aumenta a quantidade do produto na hora do uso. Fricção e água são suficientes para fabricar espuma. Mas engana-se quem acha que esse ingrediente é o responsável pelo efeito de limpeza.
Espessante
Torna o caldo do composto mais consistente e pegajoso. Mantém as características físicas do produto, promovendo a rápida fixação. E não deixa que o cosmético fique aquoso.