Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99

Não, gente, camisinha não existe só para evitar gravidez

Polêmica após campanha do Ministério da Saúde com a cantora Pabllo Vittar explicita quanto a população está mal informada sobre o assunto

Por Giovana Feix
Atualizado em 28 fev 2023, 17h14 - Publicado em 11 set 2017, 17h01
pabllo vittar camisinha clipe
A camisinha é essencial para uma vida sexual saudável. (YouTube/Reprodução)
Continua após publicidade

O clipe mais recente da drag queen e cantora Pabllo Vittar, “Corpo Sensual”, estava sendo bastante aguardado pelos fãs. Depois de seu lançamento na última quarta-feira (6), porém, um elemento do vídeo acabou ofuscando a própria artista: a aparição de uma simples camisinha.

A “participação especial” do preservativo é fruto de uma parceria entre Pabllo e o Ministério da Saúde. Aliás, a cantora também protagonizou um vídeo institucional que chama a atenção para a importância da camisinha dentro de uma vida sexual saudável.

Acontece que, no Youtube, alguns comentários abaixo do vídeo demonstraram que campanhas educativas sobre o assunto ainda são muito, mas muito necessárias: “Essa camisinha é de enfeite, né?”, questiona um deles. “Para que camisinha se a Pabllo Vittar não engravida?”, diz outro.

Que me perdoem os teimosos, mas camisinha é fundamental

Para muita gente, ela pode parecer uma espécie de incômodo. A camisinha, no entanto, segue como um dos métodos mais seguros para a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, as DSTs. É o caso de sífilis, clamídia e gonorreia.

Continua após a publicidade

Um levantamento realizado 2013 pela Gentis Panel, empresa especializada em pesquisas de mercado, indicam que mais de 50% dos brasileiros nunca ou raramente usam preservativos. Dá para acreditar? Além disso, 10% dos entrevistados alegaram utilizar camisinha às vezes. Apenas 37% relataram se proteger sempre ou frequentemente.

Já a Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira, realizada em 2015, mostrou que 54% dos brasileiros usavam camisinha. Não mais do que isso.

Os números são preocupantes, principalmente devido ao boom de DSTs que presenciamos atualmente. De 2007 a 2013, por exemplo, dados da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo apontam um crescimento de 603% nas ocorrências de sífilis causadas por relação sexual. Em outros estados, esse crescimento também foi notável: no Acre, chegou 96,1%; em Pernambuco, 94,4% e no Paraná, 63,1%.

Continua após a publicidade

Todos esses dados justificam a ótima resposta que Pabllo Vittar deu aos seguidores nas redes sociais:

https://twitter.com/pabllovittar/status/906205729903824896

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.