saudeLOGO Created with Sketch.

Beber moderadamente faria bem ao coração

De três a cinco drinques por semana ajudam a diminuir o risco de infarto, diz estudo

Segundo uma pesquisa da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, as pessoas que bebem de três a cinco doses de álcool por semana têm 33% menos risco de desenvolver insuficiência cardíaca em relação àqueles que não bebem ou fazem isso com pouca frequência.

Vale lembrar que essa relação entre bebidas alcoólicas e proteção do peito não é exatamente nova. Há um bom tempo o álcool ganhou fama por sua ação vasodilatadora. O que falta definir é como pequenas doses favorecem o relaxamento dos vasos, facilitando a passagem do sangue.

Uma das possíveis explicações é que a bebida estimula o corpo a produzir óxido nítrico, uma substância que aumenta o calibre das artérias. Ao mesmo tempo, diminuiria a concentração de endotelina, um elemento que faz os vasos contraírem. O álcool ainda mandaria as moléculas de colesterol ruim para longe das artérias.

Veja também

Mas, se você não é muito fã de cerveja e afins, não precisa mudar os hábitos. Segundo Imre Janszky, autor da pesquisa norueguesa, o álcool ingerido de forma moderada pode ser bom para o coração, mas ele não é fundamental para se ter uma vida equilibrada.

Há inúmeras maneiras de incrementar a saúde cardíaca. Outro recado importante: beber em excesso pode ter justamente o efeito contrário. Para ter ideia, mais do que cinco drinques por semana aumentam a probabilidade de desenvolver doenças cardiovasculares – fora o risco de problemas no fígado. Portanto, nada de exagero!

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s