saudeLOGO Created with Sketch.

6 funções importantes da saliva

O líquido que transita pelos quatro cantos da boca tem uma série de funções — da proteção contra doenças à digestão de alimentos

A saliva é produzida nas glândulas salivares. A maior delas é a parótida, que fica perto da orelha e da garganta. Outras duas grandes glândulas se localizam debaixo da língua e da mandíbula. Confira abaixo seis trabalhos importantes do fluido:

1. Umidade em alta

Sua principal missão é manter toda a cavidade bucal lubrificada. E quem garante sua textura viscosa é a mucina. É esse ingrediente que faz a saliva grudar em dentes, língua, gengiva…

2. Hora da faxina

A gosma que brota das glândulas remove o excesso de bactérias e outros micro-organismos, o que evita a formação de cáries. Essa limpeza natural, porém, não substitui a escovação e o fio dental.

3. Tudo junto e misturado

Até durante as refeições a saliva é importante: enquanto os dentes trituram a comida em pedaços cada vez menores, ela ajuda a criar um bolo pastoso. Isso facilita a deglutição — aí, o alimento escorrega mais fácil por garganta e esôfago.

4. O início da digestão

O fluido salivar não funciona só como um cimento que une pedaços de macarrão, salada e bife. A ptialina, enzima presente em sua fórmula, já começa a digerir o amido (carboidrato que compõe a batata, o arroz e o trigo) na boca.

5. Proteção relativa

A imunoglobina, anticorpo que marca presença na saliva, ataca bactérias e vírus nocivos. Contudo, alguns agentes causadores de doenças, transmitidos por beijos ou espirros, conseguem driblar as defesas. É o caso dos vírus da gripe, do herpes e do sarampo.

6. Reforço da base

A baba ainda possui uma boa quantidade de cálcio, que serve de matéria-prima para os dentes. O mineral impede que essas estruturas se tornem porosas e frágeis — cenário perfeito para a adesão das bactérias por trás das cáries.

Excesso de saliva pode ser sinal de:

Fome

Ânsia de vômito

Consumo de chicletes

Nascimento dos primeiros dentes em bebês

Ingestão de alimentos picantes ou ácidos

Falta de saliva pode ser sinal de:

Sede e desidratação

Alimentação salgada demais

Estresse, medo ou ansiedade

Apneia do sono

Remédios psiquiátricos

Quimioterapia contra o câncer

Tabagismo

Envelhecimento

Checkup pela saliva?

Os cientistas vêm trabalhando em exames que detectam doenças por meio desse fluido. O método é mais acessível do que colher amostras de sangue ou realizar biópsias. Isso já é realidade, por exemplo, para um teste que acusa a presença de HIV no organismo.