3 dicas para manter os dentes saudáveis na velhice
Embora o senso comum diga o contrário, a perda da dentição na velhice não deve ser vista com naturalidade. Veja as nossas dicas para manter a saúde da boca e dos dentes em dia
Além do fio, use uma escova interdental
Foto: Getty Images
Metade dos idosos brasileiros não possui dentes e cerca de 90% deles precisam passar por algum tratamento odontológico. Mesmo assim, 65% acham um desperdício de tempo ir ao dentista. Mas especialistas garantem que nunca é tarde para começar a cuidar da saúde bucal. “Apesar das diversas mudanças que a boca sofre nessa idade, uma boa limpeza afasta a maioria dos problemas, de mau hálito a periodontite”, ressalta o odontologista Fernando Luiz Montenegro, coautor de Odontogeriatria: Uma Visão Gerontológica (Editora Elsevier). Veja abaixo dicas para espantar encrencas em dentes, língua e gengiva.
Cuidado extra na limpeza
É normal que o espaço entre os dentes aumente. Além do fio, vale passar uma escova interdental de cerdas macias nessas aberturas.
Medicamentos atrapalham
Certos remédios diminuem o fluxo de saliva, o que prejudica a limpeza natural da cavidade. A troca do fármaco pode resolver a questão.
E quem usa dentadura?
Capriche na higiene e coloque a prótese em um copo com água na hora de dormir. A vida útil dos dentes postiços é de apenas dez anos.
Chá da folha de mamão: entenda se há benefícios na bebida
“Mounjaro do Paraguai”: entenda os riscos de canetas emagrecedoras sem regulamentação
As bebidas que fazem você viver mais, segundo estudo
Maioria dos usuários das canetas antiobesidade reganha peso após parar tratamento
Chá da folha de pitanga: para que serve e como fazer







