Botox sem agulha: sérum promete mimetizar efeitos da toxina
Novo produto alega corrigir e prevenir rugas geradas por expressões faciais repetitivas
Não tem jeito: com o envelhecimento, marcas na pele vão aparecer, ainda mais aquelas estimuladas por músculos contraídos repetidamente.
Para quem não curte as marcas da idade, uma opção bem estudada é a toxina botulínica, que bloqueia a ordem para a contração muscular e tira de cena a ruga.
O Botox é indicado especialmente para as linhas incômodas na testa, os pés de galinha, marcas no pescoço ou mesmo aquelas que aparecem quando a pessoa sorri ou franze o nariz.
Por outro lado, é pouquíssimo utilizado em regiões como o meio do rosto: não faz sentido aplicá-lo para melhorar o sulco nasogeniano, onde se forma o bigode chinês, porque essas linhas não aparecem devido à ação muscular.
+Leia Também: Ácido mandélico funciona no antienvelhecimento? Quais os benefícios?
Mas, todo mundo sabe que o botox não dura pra sempre, e há quem tenha medo da picadinha da aplicação.
Agora, um sérum promete ser aliado nos dois casos: tanto para quem quer melhorar os efeitos do procedimento ou buscar um resultado sem picadas, chega ao mercado brasileiro o primeiro cosmético que promete conter linhas de expressão — o P-Tiox, da SkinCeuticals.
“O mecanismo de ação dos neuropeptídeos contidos na fórmula está relacionado com um fortalecimento, um aumento de densidade e força das fibras elásticas da pele, que são colágeno e elastina, evitando que elas se rompam”, explica Izabella Martorelli, diretora científica da L’Oréal, grupo a qual pertence a marca responsável pela inovação. “Isso justamente diminui a chance das rugas se formarem por conta do movimento, das expressões”, completa a especialista.
E isso foi comprovado num ensaio clínico feito pela empresa: em estudo com 50 pacientes, a aplicação do sérum duas vezes ao dia por 12 semanas propiciou 68% de melhora nas marcas indesejadas.
Lembrando que aliviar as rugas eleva a autoestima de muitas mulheres, mas não é algo obrigatório para a aparência e a saúde. Uma pele bonita também pode ter marcas do tempo!