Sapoti: fruto de árvore que era usada para fazer chiclete é um tesouro para a saúde
Bem espalhado pelo Brasil apesar de ser originário da América Central, o sapotizeiro era famoso por seu antigo uso comercial, mas a fruta também merece atenção
Nativo da América Central, o sapoti é um fruto rico em fibras e vitamina C que conseguiu se espalhar bem pelo Brasil. Por aqui, os sapotizeiros, como são conhecidas as árvores que dão esse alimento, são mais encontrados nas regiões Norte e Nordeste.
A planta é a mais famosa das sapotáceas, uma família que também inclui outras árvores frutíferas como o abieiro e o canistel. Seu sucesso se devia a um curioso uso comercial: o látex extraído dessa planta rendia uma goma comestível usada como matéria-prima para a produção do chiclete.
Hoje em dia, o sapoti já perdeu espaço nesse mercado, que passou a utilizar gomas sintéticas. Mas a fruta, por si só, tem motivos suficientes para merecer uma atenção a mais. Conheça mais sobre ela.
Benefícios do sapoti
O sapoti se destaca pela presença de fibras, minerais e vitaminas, aliadas da saúde em diversas frentes. O fruto também conta com bons níveis de antioxidantes.
As fibras, que podem ser encontradas especialmente por quem consome o fruto ao natural, com casca e tudo, ajudam na saúde gastrointestinal, combatendo a prisão de ventre.
Elas também contribuem para a saciedade, uma boa pedida para quem busca a perda de peso, e ajudam a regular a glicemia e o colesterol, por exemplo. Mesmo assim, quem tem diabetes deve moderar na dose, porque o fruto tem um teor alto de carboidratos e é bastante doce.
Em relação às vitaminas, de longe a mais presente no sapoti é a C, que dá uma forcinha a mais para o seu sistema imunológico e para a saúde da pele. O sapoti também fornece doses modestas de vitamina A.
Como usar o sapoti
A melhor maneira de obter o máximo de benefícios do sapoti é consumir o fruto in natura. Com casca fina e polpa macia, além de um sabor doce, é muito agradável para ser consumido puro, sem precisar inventar demais.
O sapoti também pode ser usado na preparação de sucos e vitaminas, mas, neste caso, tenha em mente que haverá uma perda das fibras que ajudam a torná-lo um aliado da saúde.
Por fim, se a sua ideia é aproveitar apenas o sabor, sem se preocupar tanto assim com a questão nutricional, dá para aproveitar o sapoti em receitas doces, como mousses e geleias.
Veja os melhores momentos do principal Prêmio de Inovação Médica do país
Lô Borges segue internado após intoxicação por medicamentos; entenda quadro
“Mounjaro do Paraguai”: entenda os riscos de canetas emagrecedoras sem regulamentação
Copo Stanley versão fitness: marca lança garrafa para uso de suplementos
Clembuterol: remédio veterinário usado como anabolizante pode ser fatal







