Não é só a fruta: chá de folha de limão também tem benefícios
Infusão pode ser aliada no combate a resfriados, mas não deve substituir tratamentos convencionais

O limão é um dos ingredientes mais versáteis na cozinha. Além da aproveitar o suco e as raspas da casca para várias receitas, as folhas do limoeiro podem servir de base para chás benéficos à saúde.
Existem diferentes espécies de limão cultivadas no Brasil. O limão-siciliano é um dos mais conhecidos. Assim como ele, pomares de limão-cravo e limão-taiti (também chamado de limão-galego) ficam espalhados pelo país.
Ter um pé de limão em casa é ótimo para aproveitar desde o fruto até as folhas aromáticas.
Conheça benefícios do chá à saúde
A principal recomendação do chá de folhas de limão é para o tratmaento de sintomas leves de resfriado. Casos os sintomas persistam ou o quadro evolua, não deixe de procurar um médico. O chá deve servir apenas como complemento para o tratamento convencional.
As folhas do limão são ricas em extratos com potencial antibacteriano. Mas por enquanto, não dá para extrapolar essa ação para o organismo humano: essas propriedades só foram encontradas em estudos feitos em laboratório, usando os extratos como alternativa para desinfetar espaços. O uso como inseticida também é investigado.
Outro aspecto promissor dos compostos do limão é no combate ao câncer. Os óleos essenciais extraídos das cascas e das folhas do limão são alvo de pesquisas científicas, que avaliam como eles podem atuar sobre o crescimento de células tumorais. Mas vale o alerta: ainda não há comprovação desses efeitos em humanos. Os estudos estão em fases iniciais.
+Leia também: Chá de rosa branca, uma opção exótica para consumir mais antioxidantes
Como fazer chá de folha de limão
A receita inclui uma colher de sobremesa de folhas picadas. Para cada colher, adicione uma xícara de água fervente.
A infusão ainda pode ser reforçada com chá feito da própria fruta – nesse caso, é só diminuir a quantidade de folhas. Raspas da casca também podem ser adicionadas.
O recomendado é tomar apenas uma xícara diária do chá. Grávidas e crianças não devem consumir o prearo. Pessoas com doenças devem consultar o médico antes de inserir qualquer chá na dieta.
Na cozinha, as folhas do limão podem servir para temperar pratos com carne ou para aromatizar receitas doces.