Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Feno-grego: especiaria exótica traz benefícios à saúde

Conhecida como alforva, a planta herbácea é rica em nutrientes. Seus benefícios incluem controle de açúcar no sangue e melhora do leite materno

Por Yasmmin Ferreira
Atualizado em 25 jul 2024, 13h52 - Publicado em 25 jul 2024, 13h52
feno-grego-methi
Feno-grego tem sabor marcante e costuma ser usado em pequenas quantidades na culinária (Ashish Bhatnagar/Wikimedia Commons/Reprodução)
Continua após publicidade

O feno é conhecido como comida de cavalo, mas há uma espécie vegetal com um nome muito semelhante – embora nada parecida em termos de aparência – que proporciona diversos benefícios para a saúde humana: o feno-grego.

Também conhecido como alforva, a especiaria é amplamente cultivado em diversas regiões do mundo, principalmente no Oriente Médio, norte da África e Índia. Suas sementes são pequenas, de cor marrom-amarelada, e especialmente conhecidas por seu sabor forte e aroma distinto.

Principais benefícios do feno-grego à saúde

O feno-grego é um alimento muito rico em nutrientes, sendo repleto de carboidratos, proteínas, gorduras e fibras.

Um dos principais benefícios da planta é a sua capacidade de auxiliar no controle de açúcar no sangue. Isso ocorre porque ela possui fibras solúveis que retardam a absorção de carboidratos no intestino. Isso pode ajudar pessoas com diabetes, mas é preciso cuidado nesse sentido.

Em primeiro lugar, ele não substitui os remédios tradicionais. Em segundo, seu uso concomitante aos medicamentos pode levar a uma redução muito elevada da glicose, o que não é desejável.

+Leia também: Alimentação baseada em plantas pode reduzir o risco de diabetes

Além disso, o feno-grego pode melhorar a saúde digestiva, aliviando sintomas de constipação e indigestão, o que está relacionado ao fato de suas sementes serem ricas em mucilagem. Suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes também ajudam a proteger o organismo contra danos celulares e inflamações, bem como na redução de níveis de colesterol. Ainda, ele é um grande aliado contra a anemia, devido ao seu alto teor de ferro.

Continua após a publicidade

No contexto da saúde feminina, a espécie é conhecida por estimular a produção de leite materno em mulheres que estão amamentando. E, para os homens, o alimento pode aprimorar os níveis de testosterona e libido, melhorando inclusive o humor dos indivíduos.

Estudos clínicos também indicam que o feno-grego possui efeitos positivos no aumento da massa muscular e força física, especialmente em homens. Ele pode melhorar a composição corporal, aumentando a massa magra e reduzindo a gordura.

Da mesma forma, pode contribuir para uma melhor recuperação pós-treino devido às suas propriedades anti-inflamatórias – o que permite uma regeneração muscular mais rápida e eficiente.

Como consumir o feno-grego?

As sementes de feno-grego podem ser compradas a granel em lojas especializadas e adicionadas a diversas receitas, como saladas, sopas, ensopados e pratos de arroz, após serem ligeiramente tostadas para reduzir seu sabor amargo. Elas também podem ser moídas e usadas como tempero – especialmente em pratos com curry, ou misturadas com leite em vitaminas.

Ainda, podem ser servidas como chá, a partir de uma infusão. As folhas frescas ou secas de feno-grego, conhecidas como “methi”, são amplamente aproveitadas na culinária indiana e podem ser incorporadas em curries, chapatis (pães indianos) e outras preparações.

Mas é preciso ficar atento à quantidade, pois elas possuem um gosto marcante e são geralmente utilizadas como uma especiaria.

Continua após a publicidade

Suplementação: é recomendada?

A suplementação com feno-grego é uma opção conveniente para quem busca aproveitar seus benefícios de forma concentrada e consistente. Ela não é recomendada por entidades oficiais ou sociedades médicas, mas há alguns estudos apontando para as vantagens acima mencionadas com o uso do produto.

Disponível em cápsulas, pós ou extratos líquidos, os suplementos são projetados para fornecer uma dose controlada dos compostos ativos da planta, como saponinas e fibras solúveis.

Ao optar por suplementação, no entanto, é sempre importante buscar orientação de um profissional de saúde e nutrição, para garantir a dosagem adequada no seu caso.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.