Se você é daqueles que não botam a mão na terra por “falta de espaço” na residência, pode rever seus conceitos. Porque o cultivo de vegetais para consumo se tornou ainda mais fácil e viável com os chamados microgreens (ou microverdes).
Eles nada mais são do que espécies de verduras jovens, colhidas entre uma e três semanas após a germinação das sementes, quando as primeiras folhas começam a aparecer e atingem entre 5 e 10 centímetros de altura.
Fresquinhas, essas plantas esbanjam alto valor nutritivo. “Elas carregam toda a reserva que estava concentrada nas sementes”, explica o agrônomo Warley Nascimento, chefe da Embrapa Hortaliças.
Fora a praticidade. “O cultivo exige pouco tempo, pouco espaço e pouco insumo”, afirma o pesquisador.
Pois é, nem fertilizantes nem defensivos necessitam ser convocados. “Só é preciso ter atenção com a qualidade das sementes. Se elas estiverem contaminadas com micro-organismos ou agentes químicos, isso poderá passar para o alimento”, alerta o expert.
+Leia também: Mãos à horta: como cultivar ervas, temperos e outras plantas em casa
Dicas de substrato
Terra boa é crucial para a qualidade das hortaliças
Vermiculita
De fácil acesso, o mineral retém água e nutrientes no solo.
Fibra ou pó de coco
Também natural, ajuda a resguardar o ambiente da planta.
Húmus
Feito de compostagem, é rico em nitrogênio e perfeito para hortaliças.
+Leia Também: Suco detox: mitos e verdades sobre perda de peso e outras promessas
Ter horta em casa faz bem à saúde!
Produzir suas próprias hortaliças é uma atividade com potencial terapêutico.
Sim, algumas pesquisas indicam que o contato com a natureza e a rotina de cuidados com a plantação promovem benefícios físicos e psicológicos.
Não só: isso tende a melhorar a qualidade da alimentação, pois, além de fornecer ingredientes frescos e nutritivos, instiga a adesão a hábitos mais saudáveis e sustentáveis.
Outra vantagem está no bolso. Uma horta caseira ajuda a economizar, já que envolve custos menores do que os exigidos pela compra semanal de verduras — sem falar no controle de qualidade exercido por nós mesmos.
E aí, está esperando o que para plantar seus microverdes?