Conheça o açaí branco, variedade da fruta com mais proteínas
Inclusão na dieta deve ser feita com cautela, pois essa variante também é mais gordurosa

Embora seja menos conhecido, o açaí branco é uma alternativa ao açaí roxo que oferece benefícios bem semelhantes à saúde, mas com uma concentração maior de proteínas e lipídios, além da possibilidade de não manchar os dentes nem as roupas.
Ao contrário do que se pensa, a variedade de açaí branco não é uma espécie diferente. Por sinal, nem branco ele é, mas sim de uma coloração verde-opaca. Por isso, também há quem prefira chamá-lo de açaí tinga.
Trata-se de uma floração da mesma planta que produz o açaí roxo, mas com variações genéticas.
Diferenças para além da cor
Essa variação não é muito estudada, mesmo no Brasil. Mas as pesquisas já realizadas indicam que o açaí branco tem uma concentração menor de antioxidantes (ele tem menos antiocianinas, que dão a coloração arroxeada), ao mesmo tempo em que conta com mais proteínas e lipídios.
Esse perfil de gordura no açaí branco não é necessariamente uma má notícia: ele é uma boa fonte de ácidos graxos insaturados e, dentro deles, monoinsaturados. Esse perfil de gordura está relacionado à redução do colesterol LDL (o colesterol ruim), e também à melhora da sensibilidade à insulina.
Mesmo assim, o nível mais elevado de gorduras — a contagem pode chegar a 52% da composição do açaí branco, enquanto no roxo as gorduras são cerca de 30% a 45% da massa — é sinal de que ele precisa ser inserido na dieta com parcimônia. Seja roxo ou branco, o açaí é um alimento naturalmente elevado em calorias.
+Leia também: Benefícios do açaí: o que saber sobre ele para se deliciar sem engordar
O açaí branco também conta com menos fibras do que a versão roxa, mas ainda assim é uma opção rica nesse nutriente, trazendo benefícios importantes para o bom funcionamento intestinal e a prevenção de constipações. As fibras também ajudam a regular o colesterol e a glicose.
Os benefícios do açaí in natura
O açaí é consumido de diversas formas no Brasil, junto a outros alimentos ou como sobremesa. Entretanto, para quem busca todas as vantagens do fruto do açaí, é preciso ter em mente que o melhor é consumi-lo in natura, mas ele é um produto muito perecível.
Quando vendido nos supermercados, o açaí muitas vezes passa por resfriamento para prolongar sua vida útil, o que reduz seus compostos bioativos, além da cor e do sabor.
Sem falar que muitas vezes, principalmente em regiões que culturalmente consomem o fruto como sobremesas, como o Sudeste, o produto pode ser acompanhado de açúcar adicionado, estabilizantes e aromatizantes — processos que reduzem seus benefícios naturais.
Além de preferir a versão in natura, vale sempre a recomendação para consumir o açaí (branco ou roxo) com moderação. Caso a ideia seja torná-lo parte da rotina, o ideal é fazer isso com acompanhamento de um nutricionista.