Compare: capuccino e chocolate quente
Com a chegada do inverno, as duas bebidas ficam em alta. Saiba mais sobre as propriedades de cada uma
Quando as temperaturas caem, as duas bebidas ficam mais atrativas do que nunca. Para a nutricionista clínica Savannah Engracia Garcia, de Ribeirão Preto (DP), na dúvida, melhor se deliciar com o chocolate quente – mas feito com cacau em pó. “Ele tem mais cálcio, que é essencial para a saúde óssea, e vitamina A, importante para visão, pele e imunidade”, justifica.
Para cada duas xícaras de chá de leite, ela sugere usar duas colheres de sopa do pó do cacau. O achocolatado fica em segundo plano pela doçura excessiva. “Em alguns produtos, o açúcar chega a representar 90% de fórmula”, alerta a nutricionista.
Prefere capuccino? Ele também tem suas virtudes, afinal, é feito com café – e, a gosto do freguês, uma pitada de canela. Assim, a bebida oferece cafeína, substância estimulante que, na dose certa, traz benefícios ao organismo. Savannah indica tomá-lo de manhã ou antes dos exercícios. Assim, não atrapalha o sono e dá gás na malhação.
A tabela nutricional das duas bebidas
Energia
Capuccino – 67 cal
Chocolate quente – 137 cal
Gorduras
Capuccino – 0,16 g
Chocolate quente – 1,3 g
Carboidratos
Capuccino – 5,3 g
Chocolate quente – 23,4 g
Cálcio
Capuccino – 251 mg
Chocolate quente – 104 mg
Proteínas
Capuccino – 9,3 g
Chocolate quente – 3,1 g
Vitamina A
Capuccino – 123 mg
Chocolate quente – 59 mg
(Os valores se referem a uma xícara ou copo de 200 mililitros das bebidas)
Placar SAÚDE
Capuccino 3 x 3 Chocolate quente
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Taco/UNICAMP) e Tabela de Composição de Alimentos (de Sonia Tucunduva Philippi, 2013)