Chá de porangaba: quais os benefícios e cuidados ao consumir
Planta tem propriedades diuréticas e estimulantes, mas promessas de emagrecimento e combate a infecções são enganosas

A porangaba é uma planta conhecida por seu uso na medicina tradicional, sendo consumida na forma de um chá com fama de ajudar na perda de peso, acelerar o metabolismo e até ajudar a prevenir infecções.
As promessas mais famosas são um tanto exageradas, mas a porangaba tem, sim, algumas propriedades que podem ser interessantes para a saúde em algumas situações. Conheça mais essa planta.
Propriedades da porangaba
Quando se fala em porangaba, estamos pensando na espécie conhecida como Cordia ecalyculata ou Cordia salicifolia (os dois nomes científicos são sinônimos). Pode parecer uma questão apenas técnica, mas vale saber disso porque a infusão feita com essa planta por vezes é chamada de “chá de bugre”, nome também dado à bebida feita com outra palanta, a Casearia sylvestris ou erva-de-bugre.
A porangaba tem propriedades diuréticas reconhecidas. Ou seja, ao ajudar na eliminação de líquidos do organismo, ela pode mesmo contribuir para uma sensação de perda de peso, uma de suas propriedades famosas. Só que isso não equivale a emagrecimento: essa água perdida (e o peso dela) voltará quando você se reidratar.
+Leia também: Remédios ou chás: entenda o papel dos diuréticos
Também se sabe que o fruto da porangaba contém cafeína. Isso confere à infusão feita com essa espécie um potencial estimulante e, de fato, em algumas regiões do país ela chega a ser consumida como um substituto do café.
Também daí vem parte da alegada ajuda para perder peso, mas, novamente, convém não exagerar: a “aceleração metabólica” promovida por uma infusão desse tipo é extremamente modesta, incapaz de levar a uma perda calórica relevante para o emagrecimento.
A planta também é estudada por suas propriedades antimicrobianas e antivirais. Mas, nesses casos, a pesquisa é feita em ratos e geralmente utiliza o extrato obtido a partir da porangaba. Ou seja: não dá para garantir que esses efeitos aconteceriam em seres humanos, e muito menos que viriam pelo consumo do chá.
Cuidados no consumo
Devido às propriedades diuréticas, o consumo do chá de porangaba não deve ser feito sem orientação médica. Pessoas com propensão à desidratação, como idosos, e aquelas com problemas renais conhecidos, não devem tomar essa bebida.
A presença de cafeína também torna o chá contraindicado em horários noturnos, podendo afetar a qualidade do sono, e exige atenção em pessoas com insônia ou problemas cardiovasculares conhecidos. O chá também é contraindicado para gestantes, devido à falta de estudos suficientes para compreender seu perfil de segurança.
Evite fazer uso de uma planta que você não conhece sem ouvir um profissional de saúde antes. Caso você nunca tenha tomado o chá de porangaba antes e sinta qualquer efeito indesejado, suspenda o uso e busque orientação médica.