A camomila, plantinha que parece uma margarida e muito popular no feitio de chás, é uma das mais antigas aliadas da saúde humana. Estudos mostram que ela era usada de forma terapêutica desde a Antiguidade por gregos e romanos. Hoje, 26 países consideram a planta um remédio.
Seus benefícios estão ligados à presença de flavonoides, tepernoides e cumarinas, substâncias que conferem o aroma e estão associadas a um dos principais efeitos sobre o organismo: o sedativo (ou seja, calmante).
Mas a camomila, originária da Europa e plantada no sul do Brasil, tem outros benefícios.
+Leia também: Uma planta, vários chás
Um estudo de revisão publicado em 2022 na revista científica Pharmaceuticals mapeou pesquisas que já demonstraram pelo menos dez efeitos terapêuticos, que vão do poder antioxidante ao calmante, da camomila.
O chá de camomila, a forma mais corriqueira de consumo, já foi estudado como aliado do controle do diabetes, dos sintomas menstruais e da ansiedade. A velha máxima de tomar um chá de camomila foi comprovada pela ciência. Para prepará-lo, basta ferver a plantinha ou afundar o sachê em água quente por alguns minutos.
É claro que a “estrela entre as espécies medicinais”, como é conhecida, não gera milagres, seja como óleo essencial, pó, extratos em cápsulas e infusão.
No mais, a camomila pode também causar alergias e interagir com outras drogas – por isso, não deixe de consultar um médico sobre seu consumo cotidiano.
Camomila para o sono
Um estudo de revisão de 2019 com pessoas que sofrem de transtorno de ansiedade generalizada se beneficiaram após duas a quatro semanas tomando doses diárias do chazinho.
Em outra pesquisa, feita com grávidas com dificuldade de pegar no sono, a camomila também agiu da mesma forma. Melhorou a qualidade do sono das gestantes que ficaram no grupo do chá contra as que ficaram no grupo-controle.
Importante destacar que ela não deve substituir tratamentos convencionais para diagnósticos de insônia e ansiedade, por exemplo. Seu uso é auxiliar, e vale procurar orientação profissional.
Infusão de camomila anti-TPM
Além do efeito calmante, há outro impacto positivo: amenizar os sintomas da tensão pré-menstrual, que envolvem desconfortos físicos e psicológicos.
Pesquisadores iranianos encontraram benefícios da infusão consumida duas vezes ao dia para mulheres com sintomas acentuados de TPM e cólicas. Também foi verificado eficácia do extrato na forma de cápsulas para o mesmo grupo.
Os cientistas sugerem que a camomila deveria ser mais investigada em estudos maiores e longitudinais devido ao potencial terapêutico e baixo custo.