Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Café para viver mais?!

A bebida queridinha do brasileiro foi tema de um estudo que mostra que o hábito de tomar algumas xícaras por dia pode aumentar a longevidade

Por Ana Luísa Moraes
Atualizado em 20 jan 2017, 12h37 - Publicado em 19 jan 2017, 18h18
Café para viver mais
Cafezinho anti-inflamatório (Foto: Alex Silva/)
Continua após publicidade

O Brasil é o segundo maior consumidor de café do mundo — e, segundo um trabalho realizado pela Universidade Stanford, nos Estados Unidos, essa é uma ótima notícia. Os pesquisadores descobriram que a cafeína age contra a inflamação crônica relacionada ao envelhecimento. Pois é: parece que o cafezinho faz muito mais do que só dar energia.

Vamos por partes. Em primeiro lugar, os cientistas analisaram amostras de sangue de 100 pessoas, entre jovens e idosos, para ver quais genes eram especialmente ativos em pessoas mais velhas. Com isso, encontraram trechos do DNA responsáveis pela produção de uma proteína inflamatória, a IL-1 beta. Também mostraram que, quanto mais anos de vida o sujeito possui, mais esses “genes inflamatórios” trabalhavam.

Até aí, nada de muito novo, uma vez que esse é um processo natural do envelhecimento. “A maioria das doenças da idade não são realmente da idade, mas sim provocadas pela inflamação”, explica David Furman, líder do estudo, em um comunicado.

Leia mais: Café x Câncer

Mas e o café com isso? Os pesquisadores notaram que, mesmo entre os mais maduros, alguns tinham esses genes menos ativos que outros. E os idosos com baixo processo inflamatório curiosamente consumiam café com regularidade. Ao investigar isso a fundo, os experts descobriram que a cafeína e outros componentes da bebida inibem o circuito inflamatório.

Continua após a publicidade

“Nossas descobertas mostram que um processo inflamatório associado ao envelhecimento é desencadeado por fenômenos que nós podemos combater”, contextualiza Mark Davis, que trabalhou no estudo, no site da universidade.

Ah, e se você é da turma do chá, não se preocupe. O mesmo artigo aponta que a teofilina, encontrada na bebida, também faz as vezes de substância anti-inflamatória.

Leia mais: Café coado ou instantâneo: qual traz mais benefícios à saúde?

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.