Café ajuda no pré-treino? Saiba o que diz a ciência
Potencial da cafeína na melhora da performance vem sendo pesquisado ao redor do mundo

Um bom cafezinho é um clássico para começar o dia, para encerrar o almoço ou para dar um sabor a mais na hora de tomar um lanchinho da tarde. Mas, por ser a fonte por excelência de um poderoso estimulante como é o caso da cafeína, cada vez mais o mundo fitness tem abraçado a bebida como uma alternativa para o pré-treino.
Aí surge a dúvida: será que tem verdade nessa história? Afinal, o café pode ser uma opção para incrementar sua performance?
+Leia também: Todas as razões pelas quais uma xícara de café pode ser boa para você
Dá para usar o café no pré-treino?
Os efeitos são modestos, mas a ciência vem atestando que o café pode, sim, ajudar a melhorar a performance de quem vai fazer atividades físicas.
O segredo dessa pequena melhora, é claro, está na taxa de cafeína. Ela pode ser aliada em diferentes situações, com a principal indicação sendo a prática de atividades aeróbicas. Além de contribuir para impulsionar de leve a força física, ela também ajuda no foco, mas a chave para isso é a moderação, já que um excesso de cafeína pode acabar tendo o efeito oposto ao desejado.
A ciência atesta ganhos com o café preto, e há muito mais evidências de seu benefício do que em alternativas mais comerciais, como o SuperCoffee.
Ou seja: se a sua ideia é acrescentar cafeína em sua rotina de atividades físicas, apostar na versão tradicional da bebida ainda é a melhor opção. No entanto, é fundamental se certificar que você está consumindo um café de qualidade, que de fato conserva as propriedades do grão, e não um produto similar “sabor café”.
Em qualquer cenário, porém, não espere milagres. O café ajuda, mas no geral o ganho não passa de 5% em relação a quem faz o exercício sem ele. Com frequência, o acréscimo fica até abaixo disso.
Cuidados com o uso do café
Para obter melhores resultados, o café deve ser consumido entre 45 minutos a 1 hora antes da atividade física, dando tempo para o corpo absorver e utilizar a cafeína com mais eficiência.
A medida ideal de café ainda é alvo de controvérsia. Estudos apontam quantidades máximas diárias que variam entre 2 a 6 miligramas por quilo de peso corporal, então a dica é não consumir mais que duas xícaras de tamanho padrão por dia.
Excesso de cafeína também pode prejudicar seu sono. Se você tem uma rotina em que precisa acordar cedo, é desaconselhável tomar café após o meio da tarde, mesmo com o objetivo de “ajudar” no pré-treino.
Em algumas pessoas, o café também pode provocar desconfortos estomacais que podem atrapalhar na hora da atividade física. Conheça seu corpo e, na dúvida, consulte um profissional de saúde antes de inseri-lo na sua rotina de exercícios.