Água de coco: os benefícios da bebida que é a cara do verão
Popular pelas suas propriedades hidratantes, ela pode auxiliar na prevenção de doenças
Se tem um consenso nos dias de calor, é que não há nada melhor para se refrescar do que um gole de água de coco bem gelada. A bebida, que é derivada do coco verde, se destaca não apenas pelo seu frescor adocicado, mas também pelas suas propriedades nutricionais.
Rica em vitaminas, sais minerais, carboidratos, aminoácidos e antioxidantes, ela é famosa pelo seu alto poder de hidratação, mas os benefícios não param por aí. Além de ajudar a repor eletrólitos, a bebida pode promover o bom funcionamento de diferentes órgãos, reduzir o estresse, fornecer energia e prevenir doenças.
+Leia também: A ciência da hidratação
Os benefícios da água de coco
Hidratante e refrescante, a água de coco é repleta de nutrientes – que incluem vitaminas B1 e C – e sais minerais, especialmente, potássio e magnésio. Entre os seus benefícios, a bebida:
1. É um isotônico natural
Com uma composição rica em água, sais minerais e carboidratos, a água de coco é um verdadeiro isotônico natural. A bebida ajuda a repor os nutrientes perdidos durante a transpiração, evitando o desequilíbrio eletrolítico e sendo uma aliada para quem pratica exercícios físicos regularmente;
2. Fornece energia para os músculos
A bebida auxilia na produção de glicogênio, um combustível para os músculos. Neste sentido, ela ajuda a prevenir câimbras e espasmos;
3. É fonte de potássio
Estima-se que um copo de água de coco contém o equivalente a 25% da quantidade de potássio que deve ser consumida diariamente. Além de diminuir as chances de hipertensão arterial, esse nutriente promove o bom funcionamento das células, nervos e músculos;
+Leia também: Confira 7 alimentos ricos em potássio
4. Promove a saciedade
A bebida é rica em nutrientes e fibras, que favorecem a sensação de saciedade, além de ter um número relativamente pequeno de calorias. Com diversas vitaminas e minerais importantes para os processos metabólicos, a bebida possui cerca de 64 kcal a cada 300ml;
5. Age contra o envelhecimento precoce
A água de coco é rica em antioxidantes, que combatem os radicais livres e podem colaborar para a diminuição de células cancerígenas;
6. Alivia sintomas gastrointestinais
As propriedades hidratantes da água de coco podem ser úteis para quem está tratando infecções gastrointestinais, ajudando a amenizar as dores abdominais;
7. Ajuda a lidar com o estresse
Além de combaterem a desidratação, os minerais – especialmente o magnésio e o potássio – presentes na bebida ajudam a diminuir a fadiga e os impactos do estresse na pressão, em função das propriedades vasodilatadoras.
Como inserir a água de coco na rotina?
Ideal para qualquer momento do dia, a água de coco pode ser consumida pura ou como complemento para sucos e vitaminas. De modo geral, recomenda-se a ingestão diária de um a dois copos.
Mas, atenção: a bebida fermenta rapidamente. Portanto, é importante consumir a água assim que o coco for aberto. A mesma indicação conta para as opções em garrafas e caixinhas.
Outra recomendação é dar preferência para a bebida in natura. As versões industrializadas costumam conter mais sódio, conservantes e aromatizantes, que enfraquecem as suas propriedades nutricionais.
Água de coco também exige cuidados
Embora seja rica em nutrientes, a bebida deve ser consumida com moderação. Se ingerida em excesso, ela pode alterar o ritmo cardíaco e causar fraqueza muscular. O cuidado deve ser redobrado para quem possui problemas na tireoide, diabetes e disfunções renais, devido ao teor de frutose e sódio presentes em sua composição.
Vale destacar ainda que nenhum benefício é garantido e nenhum alimento é milagroso. Isto é, a água de coco, por si só, não garante uma vida saudável. O seu consumo é vantajoso desde que seja combinado a uma rotina equilibrada e uma alimentação balanceada.