Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Campanha de vacinação contra raiva vai começar em São Paulo

Postos de vacinação estarão espalhados por toda a cidade – e, dependendo da data, pelo Brasil. Saiba mais sobre a doença e quem deve se proteger contra ela

Por Maria Tereza Santos
17 ago 2018, 17h56

Na segunda-feira (dia 20 de agosto), será iniciada a Campanha de Vacinação contra Raiva na cidade de São Paulo. A vacina é obrigatória para cães e gatos e estará disponível gratuitamente em 1 900 postos de atendimento distribuídos pela capital, que funcionarão das 10 às 16 horas, até o dia 2 de setembro.

O veterinário e gerente técnico de pets da MSD Saúde Animal, Andrei Nascimento, lembra que a imunização é a principal medida de prevenção da raiva – falaremos mais sobre a doença depois. Ela deve ser feita a partir dos 3 meses de idade nos filhotes e, anualmente, em todos os bichos saudáveis.

A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo recomenda que, apesar de não haver contraindicação, donos de cadelas prenhes optem por dar a dose em clínicas veterinárias, devido ao risco na locomoção e no manejo. Eles também orientam a procurar um dos postos fixos de vacinação caso o animal esteja no cio.

Você encontra a relação completa de postos e as datas de funcionamento de cada um no site da Divisão de Vigilância de Zoonoses, ou pelo telefone 156.

A campanha também acontece em outras regiões do estado de São Paulo e no restante do país. Para saber quando, entre em contato com a prefeitura da sua cidade.

Continua após a publicidade

O que é a raiva?

É uma infecção que afeta o sistema nervoso central de animais e seres humanos, ocasionada pelo vírus rábico. Ele está presente na saliva dos bichos infectados e é transmitido, principalmente, através de mordidas.

Os principais sintomas são: mudanças no comportamento, salivação excessiva, desorientação, convulsões e morte. Os sinais variam de acordo com a fase da doença e aparecem após o período de incubação, que pode levar de três a seis semanas.

“Ao notar qualquer alteração no comportamento do pet, o tutor deve isolá-lo do contato com pessoas e outros bichos e procurar auxílio veterinário”, alerta Andrei.

Continua após a publicidade

Por ser fatal na grande maioria das vezes, é importante não deixar de imunizar seu bichinho. “Com a vacinação em dia, uma nutrição adequada e boas condições sanitárias, certamente ele terá uma vida longa e saudável”, relata o veterinário.

Ele sugere ainda que outras medidas preventivas sejam adotadas, como evitar o contato do seu animal com outro desconhecido.

O que fazer se você ou seu pet for mordido

Em ambos os casos, o primeiro passo é higienizar bem o local da mordida com água e sabão. Se o cão ou gato que deu a mordida estiver acompanhado, pergunte ao dono se a vacinação está em dia e quando foi aplicada a última dose.

“De qualquer forma, o médico ou veterinário deve ser procurado imediatamente para avaliar quais medidas devem ser tomadas”, conclui. Infelizmente, não há um tratamento curativo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.