saudeLOGO Created with Sketch.
SAÚDE em 90 segundos com André Biernath

O que é o chikungunya?

Entre tanta preocupação com dengue e zika, o chikungunya (quase) não chamou atenção do povo. Mas precisamos saber mais sobre essa doença

access_time 2 jan 2018, 14h30

“Aquele que se dobra”. Essa é a tradução para o português do termo “chikungunya” usado na língua maconde, um dos idiomas da Tanzânia, na África. A palavra resume bem uma das mais temidas repercussões relacionadas à infecção por esse vírus, transmitido pela picada do Aedes aegypti (sempre ele!): a dor articular de forte intensidade que se prolonga por vários meses e até anos. O incômodo é tão grande que os indivíduos acometidos só conseguem ficar deitados se retorcendo.

No meio do alarde que envolveu a descoberta da relação do vírus zika com a microcefalia e da montanha de pessoas com dengue (que ultrapassou a marca de 1 milhão de casos em 2015 e 2016 aqui no Brasil), o chikungunya parece ter passado despercebido. Mas existem regiões do país com números absurdos dessa infecção e há o temor que ela se espalhe para outros locais, principalmente no Centro-Oeste e no Sudeste, nesse e nos próximos verões.

Saiba tudo sobre prevenção, diagnóstico e tratamento dessa doença com a médica Melissa Barreto Falcão, da Sociedade Brasileira de Infectologia, em mais um “SAÚDE em 90 Segundos”. Se evitar a picada do mosquito é sempre o melhor caminho, é bom saber que existem remédios capazes de trazer alívio até para os casos mais graves de dores nas articulações.

Veja também
Newsletter Conteúdo exclusivo para você
Tudo sobre
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s