saudeLOGO Created with Sketch.
SAÚDE em 90 segundos com André Biernath

O que é a dengue?

Com o início da temporada de chuvas, a tendência é que o número de atingidos por esse problema suba bastante

access_time 11 jan 2018, 19h28 - Publicado em 20 dez 2017, 14h13

Essa doença é transmitida por meio de uma picada do Aedes aegypti e atinge um monte de gente pelo mundo afora durante o verão e o começo do outono. Para você ter ideia do tamanho da encrenca só aqui no Brasil, os dados do Ministério da Saúde calculam 1,4 milhão de casos em 2015, 1,6 milhão em 2016 e 241 mil agora em 2017.

Essa grande queda do ano passado para este era esperada, por um comportamento natural de circulação do vírus entre as regiões do país. Além disso, não podemos nos esquecer que em 2015 e 2016 várias cidades sofreram com a crise hídrica, o que fez as pessoas guardarem água em baldes e reservatórios dentro de casa, o local perfeito para os mosquitos depositarem seus ovinhos.

No vídeo acima, mais um da série “SAÚDE em 90 Segundos”, você confere todos os detalhes dos sintomas, diagnóstico, prevenção e tratamento da dengue. Quem nos dá essa aula é a médica Melissa Barreto Falcão, da Sociedade Brasileira de Infectologia. A principal maneira para evitar essa encrenca é justamente eliminar qualquer reservatório de água parada nos quintais, terrenos baldios e varandas. Pneus, garrafas e até qualquer tampinha ou recipiente pequeno devem ser jogados fora ou ficarem protegidos em abrigos longe das chuvas.

Além das ações individuais, temos que cobrar das autoridades políticas públicas de combate ao mosquito nos leitos de rios, bueiros e áreas públicas. A ciência também avança: já existe uma vacina aprovada contra a dengue e dois outros imunizantes em fase final de testes. Além disso, há experiências promissoras com mosquitos transgênicos ou inoculados com uma bactéria que impede a transmissão do vírus. Eis uma guerra que precisa ser lutada em várias frentes para um dia alcançarmos a vitória.

Tudo sobre
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s