saudeLOGO Created with Sketch.
Entrevistas com Theo Ruprecht, André Biernath

O elo entre espiritualidade, câncer e saúde

Um médico explica como as crenças de cada um podem auxiliar (ou até atrapalhar) o tratamento contra tumores e doenças em geral

access_time 21 maio 2018, 12h29

Fé, religião e espiritualidade não são sinônimos. Mas todos esses conceitos podem ajudar ou, em certos contextos, até atrapalhar na prevenção e no tratamento contra o câncer.

Então o que podemos fazer para alinhar essas questões de modo a beneficiar a mente e o corpo? Quem ajuda a responder essas questões foi o oncologista Felipe Moraes. Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Espiritualidade e Saúde da BP – Beneficência Portuguesa de São Paulo, ele pontua que a espiritualidade pode dar conforto e autonomia, assim como trazer a sensação de culpa frente a uma doença como o câncer.

Ao longo da conversa, Moraes aborda inclusive a interação entre os tratamentos convencionais e as práticas alternativas e espirituais que visam combater doenças. Até que ponto um complementa ou atravanca o outro?

Veja também

O vídeo foi gravado originalmente ao vivo no Facebook e contou com a participação dos leitores e internautas. Como participar? Basta ficar de olho nas nossas redes sociais e mandar suas perguntas!

Caso isso não seja possível, fique tranquilo. Todos os vídeos depois são publicados na TV SAÚDE.

Tudo sobre
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s