Câncer de estômago: sintomas, prevenção e tratamento
Médico explica todos os detalhes da doença e evidencia a importância do diagnóstico precoce para aumentar as chances de cura
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, os tumores gástricos atingem 21 mil brasileiros e causam 14 mil mortes no país. Eles são mais comuns em homens e estão relacionados a alguns hábitos de vida, como o tabagismo e o consumo excessivo de embutidos, como salames e presuntos.
Embora não exista nenhum exame de rastreamento indicado para toda a população, alguns indivíduos em situações específicas podem se beneficiar de uma endoscopia de rotina para avaliar as paredes do estômago e ver se não há nenhuma irregularidade por ali. Para ver se é o seu caso, converse com o profissional de saúde.
Para falar tudo sobre o tema, recebemos em nosso estúdio o cirurgião oncológico Felipe Coimbra, diretor do Núcleo de Cirurgia Abdominal do A.C.Camargo Cancer Center, em São Paulo. O expert respondeu às principais dúvidas sobre o tema numa entrevista ao vivo, que foi transmitida em nossa página oficial do Facebook.
Não conseguiu ver o bate papo ao vivo? Não tem problema! No vídeo acima, você confere a íntegra de nosso programa. Caso se lembre de alguma pergunta que não foi feita, deixe nos comentários!