Doenças cardiovasculares: o que você ainda precisa saber?
No novo episódio do podcast VEJA e Cuide-se, o cardiologista Marcelo Franken esclarece os principais riscos atuais para a saúde do coração

As doenças cardiovasculares, que afetam o coração e a circulação, são as que mais matam no Brasil e no mundo. Só no nosso país, são cerca de 400 mil mortes ao ano. Mesmo assim, ainda são mal controladas pelas pessoas e há até um certo desleixo em relação a elas.
Esse é o tema do novo episódio do podcast VEJA e Cuide-se, uma parceria entre VEJA SAÚDE e VEJA para falar do assunto mais importante para a sociedade: a saúde de todos nós.
O convidado é o cardiologista Marcelo Franken, gerente de cardiologia clínica do Hospital Israelita Albert Einstein. De saída, ele comenta a falsa sensação de segurança popular.
“As pessoas pararam de perceber a gravidade das doenças cardiovasculares pois evoluímos muito na prevenção e do tratamento, mas isso não quer dizer que elas não sejam graves. Pelo contrário, o que temos observado é que a curva de queda da mortalidade está ficando menos íngreme. Isto é: as pessoas estão voltando a morrer do coração“, observa.
+Leia também: Com o coração nas nossas mãos: aprenda a cuidar melhor dele
O episódio também versa sobre os fatores de risco que mais preocupam hoje, em especial sono, estresse e ganho de peso. O sono de qualidade, recentemente, entrou na lista de principais recomendações para manter o coração saudável por mais tempo, mas esse elo ainda é, em grande parte, desconhecido.
Por fim, Franken comenta particularidades das ameaças ao coração das mulheres e a crescente preocupação com o uso indevido de hormônios, em especial a testosterona e seus derivados, comercializados na forma de implantes manipulados.
Assista ao episódio em formato vídeo abaixo:
Se preferir, escute no Spotify:
O podcast VEJA e Cuide-se é apresentado por Diogo Sponchiato, redator-chefe de VEJA SAÚDE. A primeira temporada tem o apoio da Novo Nordisk.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de VEJA SAÚDE, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja, Claudia e Superinteressante.