Nos dois primeiros meses após a criação de um canal do Ministério da Saúde para avaliar fake news, 416 notícias falsas foram enviadas pela população. É tanta besteira sendo propagada que o primeiro episódio do podcast Detetives da SAÚDE não poderia ser sobre outro assunto: como fugir das fake news.
A conversa conta com a presença das biólogas Natália Pasternak, presidente do Instituto Questão de Ciência, e Sylvia Maria Affonso da Silva, da Universidade Federal de São Paulo e coordenadora do Pint of Science de São Paulo. Os jornalistas Theo Ruprecht e André Biernath, da revista SAÚDE, também participaram da discussão.
Quatro notícias falsas clássicas foram abordadas de maneira crítica justamente para ajudar você a desenvolver ferramentas que separam um conteúdo verdadeiro de outro potencialmente fraudulento. São elas:
- Fosfoetanolamina: a pílula que cura todos os cânceres
- Suplementos de vitamina C previnem resfriado
- O movimento antivacina
- As dietas da moda
Já adiantamos que as primeiras regras para escapar das notícias falsas são fazer perguntas (inclusive sobre suas próprias crenças) e valorizar as respostas da ciência. Você pode ouvir o episódio abaixo diretamente no nosso site ou pelo Spotify. Também estamos no Google Podcasts, no Pocket Casts, no iTunes e, em breve, em todas as plataformas!
No Spotify:
No Youtube:
E no nosso site mesmo: