Clique e assine VEJA SAÚDE por R$ 6,90/mês

A evolução na luta contra o câncer de pulmão

Novos conhecimentos têm revolucionado a prevenção, o diagnóstico e o tratamento do câncer de pulmão. Quais os desafios atuais do paciente com essa doença?

Por Da Redação - Atualizado em 10 set 2020, 09h20 - Publicado em 3 set 2020, 10h05

O termo câncer de pulmão na verdade reúne um grupo grande de doenças. A partir do conhecimento cada vez maior sobre características moleculares e genéticas desses muitos subtipos, os cientistas têm revolucionado a prevenção, o diagnóstico e o tratamento do tumor mais mortal do mundo. Neste episódio do podcast Detetives da SAÚDE patrocinado pela Astra Zeneca, vamos trazer a mudança de cenário do câncer de pulmão. E, claro, apontar os desafios na jornada do paciente, que se tornaram ainda mais complexos. Ouça:

Nosso convidado da semana é Pedro de Marchi, oncologista do Grupo Oncoclínicas, no Rio de Janeiro. Ele arranjou um espacinho até para falar de coronavírus! “Já recebemos alguns casos de pessoas com suspeita de Covid-19 e que, por causa de exames de imagem, descobrem ter um câncer de pulmão. E o oposto também acontece”.

Você também entenderá mais sobre as causas do câncer de pulmão, que não se restringem ao tabagismo, e sobre os tratamentos de última geração.

É possível escutar o programa em diversas plataformas. Estamos no Spotify, no Deezer, no Google Podcasts, no Pocket Casts, no Youtube… Não sabe como ouvir nesses ambientes? Clique aqui.

Continua após a publicidade

Se preferir, escute pelo Spotify diretamente por aqui:

 

Ou pelo Youtube:

Continua após a publicidade
Publicidade