saudeLOGO Created with Sketch.

Um jeito inusitado de controlar os sintomas do Parkinson

Musicoterapia pode atenuar tremores e favorecer a mobilidade de quem convive com essa condição, aponta pesquisa brasileira

Escutar uma composição, tocar um instrumento ou dançar são ótimas formas de combater o Parkinson. Esse efeito foi confirmado numa recente revisão de artigos feita na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Após analisar 11 estudos sobre o tema, os autores concluíram que os sons melhoram a capacidade de movimentação e a velocidade da marcha.

“Os ritmos musicais trazem um ganho direto a um transtorno específico da enfermidade, em que os pacientes não conseguem tirar os pés do chão para iniciar uma caminhada”, destaca o neurologista Francisco Cardoso, da Universidade Federal de Minas Gerais. Para tirar proveito com segurança, as práticas que se valem das melodias devem ser iniciadas com a orientação de um profissional de saúde.

Newsletter Conteúdo exclusivo para você
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s