Aplicativo de saúde mental lança jornada focada em gestantes
Startup oferece programa para acompanhar a gravidez e cuidar do estado emocional

“Entregar conteúdo especializado e confiável de forma fácil e acessível, incentivar o comparecimento adequado às consultas do pré-natal, monitorar e ajudar a manter a saúde mental e conscientizar a gestante sobre os tipos de parto.” É assim que Pamella Indaiá, gerente de UX da Vitalk, sintetiza os objetivos do novo programa da healthtech brasileira destinado a gestantes.
A jornada contempla, além de um panorama com informações sobre a evolução da gravidez, ferramentas como diário de humor, sessões de conversas digitais sobre maternidade e meditações guiadas em áudio. Tudo gratuito — basta acessar o app da Vitalk e se cadastrar. “A gestação traz inúmeras mudanças, que podem gerar desafios físicos e emocionais, e o estado mental da mãe influencia até o desenvolvimento da criança”, ressalta Pamella.
E a depressão pós-parto?
Segundo a psicóloga Inês Hungerbuhler, diretora clínica da Vitalk, os principais sinais do quadro, que requer amparo profissional, são tristeza profunda e duradoura e perda geral de interesse e prazer.
+ Leia também: Precisamos falar sobre depressão pós-parto
“Quando somos diagnosticados com depressão, normalmente já temos um caminho de sofrimento atrás de nós. Então precisamos dar alguns passos atrás e nos perguntar como está nossa saúde mental e como podemos mantê-la, até porque existem inúmeras técnicas para gerenciar o estresse do dia a dia”, argumenta.
Gravidez mais tranquila e prazerosa
Programa da Vitalk reúne informações e serviços de apoio:
Sessões temáticas: elas são divididas por trimestres e trazem conteúdos como os desafios da maternidade, os direitos da gestante e o estado mental no percurso.
Diário do humor: é uma forma de a grávida anotar e avaliar como andam as emoções ao longo dos meses — e detectar a necessidade de ajuda psicológica, por exemplo.
Conversas digitais: além de o programa acompanhar a gestante semana a semana, oferece um módulo interativo para discutir olhares e vivências sobre a maternidade.
Meditação: a gestante é convidada a experimentar sessões guiadas em áudio que podem ser acessadas quantas vezes ela quiser. Uma tática para domar o estresse.