Você já deve ter ouvido alguma piadinha sobre o transtorno obsessivo compulsivo, o TOC. A doença, no entanto, é coisa séria – e afeta a vida de aproximadamente 8 milhões de brasileiros hoje em dia.
E o distúrbio não escolhe as pessoas que afeta – existem inclusive famosos que sofrem (muito!) com o TOC. O lado “bom” da coisa? As declarações deles a respeito são capazes de desmistificar um pouquinho esse tema. Conheça algumas de suas histórias:
Roberto Carlos (músico)
O rei da música brasileira evitava certas cores, como marrom e preto. Por isso, até retirou alguns clássicos de seu repertório, caso de “Negro Gato“. Já o azul está presente em toda a sua vida até os dias de hoje.
David Beckham (jogador de futebol)
O craque do futebol inglês marcou época no Real Madrid (da Espanha) e no Manchester United, da Inglaterra. Ele sempre arrumava do seu jeito os quartos de hotel e guardava todos os pertences em pares. Inclusive as chuteiras.
Daniel Radcliffe (ator)
O ator que deu vida ao bruxo Harry Potter nos cinemas repetia duas vezes tudo o que falava. Ele também chegou a gastar cinco minutos para apagar uma única lâmpada.
Luciana Vendramini (modelo e atriz)
A brasileira teve alguns episódios intensos de TOC. Ela já anunciou publicamente que chegou a ficar 26 horas parada embaixo de um fio de alta-tensão e tomava banhos de até dez horas.