Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Zoom: no ninho da sarna

Na foto microscópica do mês, você vê filhotes de um ácaro que maltrata a pele

Por Diogo Sponchiato
23 out 2022, 10h21
sarna
 (Foto: Foto: Steve Gschmeissner/GI/Getty Images)
Continua após publicidade

Os ovos na imagem, amplificados pela lente do microscópio, escondem filhotes do ácaro Sarcoptes scabiei, responsável por uma doença que praticamente é sinônimo de coceira e feridas na pele.

Sim, estamos falando de sarna — ou escabiose, como preferem os especialistas. E não se iluda achando que ela só incomoda animais. O ser humano também pode pegar!

7 a 10 dias é o tempo que os ovos depositados pela fêmea do parasita levam para eclodir e liberar mais ácaros na pele.

200 milhões de pessoas sofrem com escabiose no mundo, sobretudo em países em desenvolvimento, segundo a OMS.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 9,90/mês
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.