Para quem não se lembra, VEJA SAÚDE nasceu da antiga revista SAÚDE É VITAL, herdando seus princípios editoriais e a missão de levar aos nossos leitores avanços, descobertas e esclarecimentos sobre o universo do bem-estar físico, mental e social.
Com essa raiz, nossa marca completa 40 anos de existência.
Ganhou maturidade para aprofundar coberturas, investigações e discussões, defender a ciência (e os debates dentro dela) e ampliar seu escopo temático, haja vista a interação entre a saúde de cada um de nós e questões coletivas, históricas e até ambientais. Rumo aos 100: eis um dos sonhos de qualquer veículo jornalístico que luta com os desafios inerentes à indústria de mídia hoje e consegue fazer a diferença na vida de sua audiência.
Esperamos estar nesse caminho, trilhando a jornada ao lado de leitores e internautas e dos profissionais e pesquisadores que nos permitem transpor os muros do conhecimento até quem está aí, com a revista, o tablet ou o celular em mãos.
Esse mesmo princípio, e o desejo de vida longa, próspera e feliz, norteou o Fórum Longevidade 360º: Um Olhar Atual sobre a Revolução do Envelhecimento Saudável, realizado numa parceria entre VEJA SAÚDE e a biofarmacêutica GSK.
O que precisamos fazer, enquanto cidadãos, técnicos, gestores e sociedade, para soprar, quem sabe, mais de 100 velinhas de aniversário com disposição e autonomia? Palestras e debates apontaram as demandas do presente e o que o futuro nos reserva, como você verá na reportagem de capa desta edição, que, além das questões levantadas no evento, examina os mais recentes desdobramentos da ciência da longevidade.
O poder dos dados e dos gadgets (como mostrou o futurista Tiago Mattos), as influências e os limites dos genes (na exposição da geneticista Mayana Zatz), a necessidade de colocar as experiências e necessidades do paciente no centro (tema do bate-papo entre os experts Kelly Rodrigues, Patrícia Ferreira, Maisa Kairalla e Marcelo Alvarenga) e a arte e a sabedoria para viver com equilíbrio e propósito (nas lições de Monja Coen e do maestro João Carlos Martins) conduziram uma noite de trocas e reflexões sobre essa tão sonhada longevidade.
Há 40 anos, a primeira edição de SAÚDE É VITAL trouxe à sua capa o doutor Zerbini, autor do primeiro transplante cardíaco no Brasil. Nos últimos dias, nosso site abordou a bem-sucedida cirurgia do apresentador Faustão (e como funciona o sistema de transplantes brasileiro). A história continua, evocando feitos, aprendizados e legados. Vamos juntos rumo aos 100?
Fórum Longevidade 360º
Evento de VEJA SAÚDE e GSK teve mesa de debate sobre a importância de colocar o paciente realmente em primeiro plano, com Patrícia Ferreira, Kelly Rodrigues, Chloé Pinheiro, Marcelo Alvarenga e Maisa Kairalla (1); aula com a geneticista Mayana Zatz (2); conversa inspiradora entre a Monja Coen, o maestro João Carlos Martins e a apresentadora Cris Guterres (3); e palestra do futurista Tiago Mattos (4)
–