saudeLOGO Created with Sketch.

Lote da vacina da febre amarela chega às clínicas particulares

As doses (que não serão fracionadas) vão reabastecer os estoques de centros privados – o preço da vacinação varia de um lugar para outro

As clínicas particulares voltarão a receber doses da vacina da febre amarela a partir de sexta, 9 de fevereiro. O anúncio, feito pela farmacêutica Sanofi Pasteur, engloba os estados mais atingidos pela doença – São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro –, assim como o resto do Brasil.

Segundo a Sanofi, em 2017 houve um aumento de 300% na demanda pela vacina no mercado privado, em comparação com 2016. Com o surto atual, a população correu para as clínicas particulares, que acabaram ficando sem estoque.

Daí o esforço conjunto da empresa com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para enviar um novo lote. A quantidade de novas vacinas não foi divulgada.

Antes de se dirigir a um desses centros, certifique-se de que ele já recebeu as doses para não perder a viagem. E, claro, consulte um profissional para ver se realmente é o caso de se imunizar – há um risco mínimo de reações adversas graves, especialmente em certas populações.

E o preço da vacina da febre amarela? Cada clínica vai determinar o seu, mas a Veja São Paulo chegou a verificar que, antes de acabarem os estoques anteriores, o valor variava de 137 a 250 reais na capital paulista.

Infelizmente, essas vacinas não chegaram a tempo de imunizar os foliões para o Carnaval. Isso porque são necessários ao menos dez dias para que o organismo crie anticorpos em níveis suficientes.

Vale dizer que, nas clínicas particulares, as doses não são fracionadas. Na prática, isso significa que elas têm eficácia comprovada por toda a vida e servem para quem vai fazer viagens internacionais, desde que a pessoa receba o certificado internacional.

Na rede pública, as campanhas de vacinação continuam acontecendo. O foco é impedir que a febre amarela chegue a grandes centros urbanos e imunizar pessoas que moram em zonas de risco ou vão a esses locais.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s