Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

Uma música para salvar vítimas de parada cardíaca

Médicos da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo criaram uma forma lúdica de ensinar o que fazer quando o coração de alguém entra em pane

Por Redação Saúde
Atualizado em 14 fev 2020, 18h27 - Publicado em 13 jun 2017, 17h46
coracao
A música foi criada por cardiologistas e será apresentada oficialmente nos próximos dias (Ilustração: Mariana Louro/iStock)
Continua após publicidade

Se o coração de alguém para de bater de repente, é fundamental agir de maneira rápida. Isso aumenta as chances de sobrevivência consideravelmente. Mas seja sincero: você saberia o que fazer nessa situação?

Para gravar o procedimento correto na cabeça das pessoas, médicos da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp) criaram uma música-chiclete (sim, prepare-se para ficar cantarolando-a) que traz recados básicos sobre o que fazer quando alguém ao lado sofre uma parada cardíaca. Ouça abaixo:

A música será apresentada oficialmente durante o congresso da Socesp de 2017, que acontecerá a partir desta quinta (15 de junho). Ela faz parte das iniciativas dessa organização para minimizar as mortes por problemas cardiovasculares. “A música e o próprio ritmo ajudam a reconhecer uma parada cardíaca, iniciar as compressões e ligar para o número de emergência”, reforça Agnaldo Píspico, diretor do Centro de Treinamento em Emergências da Socesp.

Além dessa proposta, o grupo oferece treinamentos gratuitos. Se interessou? Clique aqui e faça sua inscrição!

Continua após a publicidade

No nosso Facebook, também gravamos uma entrevista que ensina exatamente o que fazer em caso de parada cardíaca:

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.