Quando alguma coisa irrita os olhos, eles ficam vermelhos. Isso acontece porque os vasos sanguíneos da esclera, a parte branca do globo ocular, acabam se dilatando, dando essa aparência típica de que algo não foi bem recebido por ali.
Confira algumas das razões mais comuns para os olhos vermelhos:
1. Olho seco
O ressecamento dos olhos pode ter causas internas ou externas ao corpo. Quando são internas, o problema está relacionado a uma produção insuficiente de lágrimas, como, por exemplo, quando os canais estão bloqueados.
Já motivos externos se relacionam ao calor ou a uma baixa umidade no ambiente.
2. Alergias
Os olhos podem ficar avermelhados como parte de uma resposta do organismo a alérgenos comuns presentes no ar, alguns imperceptíveis, como o pólen.
Algumas reações alérgicas que não necessariamente se manifestam nos olhos, mas produzem outros sintomas, como espirros, também podem causar a vermelhidão.
3. Lentes de contato
Relacionado a um ressecamento dos olhos, o uso prolongado de lentes de contato também pode ocasionar o problema.
4. Corpos estranhos no olho
Quando alguma partícula sólida entra no olho – o popular “cisco” –, a vermelhidão costuma vir em seguida. Isso pode ocorrer tanto pela irritação direta causada pelo objeto quanto pelo ato de coçar os olhos tentando removê-lo.
Nesses casos, é preciso cuidado para não agravar o problema, ferindo o globo ocular com esse movimento.
5. Conjuntivite
A inflamação da conjuntiva, que causa o chamado “olho rosa”, costuma estar relacionada a infecções por bactérias ou vírus, embora também possa ocorrer como parte de reações alérgicas.
Quando há origem infecciosa, é preciso cuidado, pois o agente causador da conjuntivite em muitos casos pode ser transmitido a outras pessoas.
+Leia também: Tudo sobre conjuntivite: o que é e como evitar o problema
6. Blefarite
Outra razão que leva à vermelhidão dos olhos pode estar ligada a uma estrutura que fica ao redor deles: as pálpebras. Essa inflamação pode ter origem infecciosa ou ser ocasionada pela obstrução das glândulas sebáceas.
Além dos olhos vermelhos, há um inchaço das pálpebras.
7. Uveíte
Como as outras “ites”, é uma inflamação, neste caso da úvea – nome dado à estrutura que recobre quase todo o olho por dentro, incluindo partes como a íris, que dá a cor ao olho. Ela pode ocorrer por doenças infecciosas ou relacionada a outros problemas de saúde.
8. Ceratomalácia
Esse problema mais grave só ocorre em pessoas com desnutrição severa e está associado à deficiência de vitamina A. A córnea amolece e o globo ocular pode até mesmo ser perfurado devido a esse enfraquecimento. No processo, também é comum que os olhos fiquem vermelhos.
9. Glaucoma
Não é muito comum que o glaucoma deixe os olhos avermelhados, mas isso pode ocorrer em algumas situações, especialmente em quadros agudos, que são mais raros – quando a pressão intraocular aumenta rapidamente, levando a uma emergência médica.
10. Traumas oculares
Lesões de diferentes gravidades nos olhos, desde batidas até ferimentos como arranhões ou cortes, podem provocar a vermelhidão.
O que fazer em caso de olhos vermelhos?
Procure sempre um médico oftalmologista. Como deu para perceber, as causas para a vermelhidão nos olhos variam muito, desde problemas temporários até questões que exigem uma atenção especializada mais detida.
Só o profissional que cuida dessa parte do corpo pode determinar o que está causando o problema – e o melhor tipo de tratamento, que varia de acordo com a causa de fundo.