Segundo estimativas do Ministério da Saúde, 388 pessoas morrem por dia no Brasil por problemas associados à pressão alta.
Mas, apesar de ter sérios riscos no longo prazo e estar associada a fatores que muitas vezes podem ser prevenidos ou modificados, a hipertensão ainda é uma condição subdiagnosticada: milhões de pessoas têm pressão alta sem saber, adiando a identificação das causas e o início do tratamento.
Mesmo que os sintomas nem sempre sejam evidentes, alguns sinais podem indicar que você tem esse problema. Sabe aquela dor de cabeça recorrente, a sensação de tontura ou um sangramento inesperado pelo nariz? Podem ser indícios de que há alterações na pressão arterial.
Entenda quando ligar o alerta.
+Leia também: Hipertensão: como reconhecer, prevenir e tratar
Quais os sintomas de pressão alta?
É importante observar que, em muitas pessoas, a hipertensão pode ser assintomática. Essa situação, inclusive, dificulta o diagnóstico naqueles que sofrem com uma pressão alta de forma crônica mas não percebem o problema.
Mesmo assim, é possível vivenciar alguns sintomas associados a um fluxo maior de sangue, algo que se manifesta sobretudo em incômodos no peito, nas têmporas e na cabeça de modo geral.
As manifestações mais típicas incluem:
- Dor de cabeça
- Dor no peito
- Tontura e vertigem
- Falta de ar
- Zumbido no ouvido
- Sangramento nasal
Pressão baixa pode ter sintomas parecidos?
Para pessoas que sabem que têm hipertensão, não haverá qualquer dúvida da razão para os seus sintomas.
Mas, se você nunca recebeu um diagnóstico de alteração na pressão arterial, pode surgir uma certa confusão ao diferenciar quadros agudos de hipertensão daqueles de hipotensão, nome dado à pressão baixa.
Isso porque, nas duas situações, é possível passar por sintomas como dor de cabeça, falta de ar, tontura ou vertigem.
A pressão baixa, porém, costuma levar a uma sensação mais intensa de fraqueza e propensão a desmaios, sendo acompanhada por outros problemas como suor frio ou visão turva.
O que fazer caso os sintomas apareçam?
Caso a sensação seja nova e você não saiba que tem pressão alta, busque ajuda médica. É a maneira de determinar corretamente se o caso é mesmo de hipertensão, e realizar os exames necessários para mapear as possíveis causas.
Se você já foi diagnosticado, a indicação é seguir o tratamento preconizado pelo seu médico, o que pode envolver medicamentos e adequações de estilo de vida para tratar o problema no longo prazo.
Caso os sintomas persistam mesmo seguindo o tratamento indicado, volte ao médico para avaliar as razões do problema continuar e discutir alternativas.