Os frutos da inovação médica brasileira
Vale a pena recordar os trabalhos vencedores da última edição do Prêmio VEJA SAÚDE & Oncoclínicas de Inovação Médica

A nova edição do Prêmio VEJA SAÚDE & Oncoclínicas de Inovação Médica já está em sua etapa de avaliação de trabalhos. Enquanto os vencedores de 2025 não são revelados, aproveite para conhecer os projetos reconhecidos no ano passado.
Tecnologia Diagnóstica
Uma linha de pesquisa da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP descobriu novos marcadores no sangue da hanseníase — doença que ainda representa um desafio no país —, abrindo caminho a testes mais sensíveis e capazes de fazer a detecção antes dos sinais da infecção.
Engajamento e Empoderamento
Um grupo das universidades federais de Minas Gerais e Goiás criou um aplicativo de celular que ajuda homens que desenvolveram incontinência urinária após cirurgia de próstata a lidar melhor com os escapes e a acelerar a reabilitação — tudo de forma gamificada.
Terapias e Tratamentos
Cientistas do Instituto de Física da USP em São Carlos conseguiram formatar uma plataforma baseada em nanotecnologia para levar medicamentos contra o câncer cerebral por meio das narinas dos pacientes. Uma forma de chegar ao local do tumor de forma mais assertiva.
+ Leia também: Como se define o preço de um medicamento inovador?
Medicina de Precisão e Genômica
Uma brasileira projetou-se da Unicamp para Harvard, nos EUA, e mergulhou a fundo numa pesquisa para entender como o vírus da covid pode driblar o sistema imune. Descobriu uma das vias de escape do patógeno, o que poderá resultar em uma nova geração de remédios antivirais.
Prevenção e Promoção à Saúde
Graças a uma análise refinada de dados, um time do Instituto do Coração, em São Paulo, conseguiu montar um modelo preditivo dos riscos e sequelas deixados pela covid, uma operação que permite priorizar pacientes com chances de ficar mais graves e alocar os recursos no tempo certo.
Medicina Social
Um programa pioneiro do Instituto Jô Clemente capacitou professores do estado de São Paulo e depois de outras regiões do país a identificar sinais do autismo e direcionar alunos com suspeita do quadro a um atendimento especializado — iniciativa que faz diferença para o desenvolvimento neuromotor das crianças.
Inteligência Artificial e Telemedicina
Uma plataforma baseada em IA para ajudar na avaliação patológica do câncer de mama, projeto do A.C.Camargo Cancer Center, foi premiada pelo uso inovador dos algoritmos. Já um projeto de telemedicina para pacientes pediátricos do Instituto do Câncer Infantil (RS) levou o troféu por aprimorar a detecção precoce e assistência.
Os vencedores da edição 2025 serão divulgados em outubro em VEJA SAÚDE!