O que fazer para tratar uma unha encravada?
Incômodo causado pelo crescimento da unha contra a pele dos dedos pode evoluir para infecções se não for tratado com a devida atenção
Onicocriptose. Por esse nome, talvez você não identifique bem do que estamos falando, mas essa é a maneira técnica de se referir à unha encravada – um problema tão comum que é difícil encontrar alguém que não tenha se incomodado com ele em algum momento da vida.
O nome “científico” não surgiu à toa: vem do grego e significa “unha escondida”, exatamente o que ela faz quando surge o problema. A unha encravada, afinal, é caracterizada pelo crescimento irregular contra a carne do dedo, que pode inflamar.
mbora o problema geralmente só cause dor, é importante cuidá-lo com atenção: sem a higiene adequada, o ferimento pode infeccionar.
+Leia também: 6 cuidados com os pés que todos deveriam ter
O que causa a unha encravada?
A unha encravada é um problema frequente porque, na maioria dos casos, é causada pelo corte de unhas feito de forma errada. Muita gente não se dá conta, mas a maneira indicada de fazer isso é cortando-as em linha reta, sem deixá-las curtas demais.
Quando você faz o corte em outra direção nos cantos, por exemplo, isso já abre caminho para que a unha cresça em direção à pele ao redor, levando aos incômodos típicos da onicocriptose.
Mas esse não é o único motivo para a unha encravar. Em algumas pessoas, o formato natural das unhas pode causar uma propensão maior a que elas encravem, exigindo cortes específicos para prevenir esse problema.
Além disso, a unha também pode acabar sendo comprimida contra a pele se você usa calçados muito apertados na maior parte do dia.
O que é bom para tratar a unha encravada?
Em casos leves de unha encravada, o recomendado é agir contra a inflamação com banhos de imersão: mergulhar os pés em soluções de água aquecida e sal, ou então com produtos antissépticos, ajuda nisso.
Com a pele devidamente higienizada, recomenda-se afastar a parte da unha que está pressionando a pele, utilizando órteses ou algodão, conforme o caso. Vale sempre buscar orientação com um profissional especializado em podologia para saber a melhor maneira de lidar com uma unha encravada.
Já se o problema for recorrente e estiver causando infecções com a presença de pus, é importante buscar avaliação médica. Casos crônicos de unha encravada podem exigir cirurgia para remover a parte da unha que causa o incômodo, que é feita por um ortopedista com anestesia local.