Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Afinal, como se proteger da micose de unha?

O verão está chegando e, com ele, as condições para o aparecimento de fungos nas unhas – causando a temida micose, que tem tratamento, mas possui prevenção

Por Abril Branded Content
Atualizado em 25 nov 2021, 18h26 - Publicado em 25 nov 2021, 18h08

Seja no inverno ou no verão, a micose é algo que preocupa a todos. Porém, a chegada da estação mais quente do ano traz também as condições ideais para o desenvolvimento dos fungos, tornando as infecções ainda mais frequentes. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, micose é uma infecção causada por fungos e que pode atingir a pele, as unhas e os cabelos.

A onicomicose (micose de unha) é um dos tipos mais frequentes. Nela, os fungos se alimentam da queratina, proteína que forma a maior parte das unhas. As dos pés são as mais afetadas, já que enfrentam ambientes úmidos, escuros e quentes mais facilmente do que as das mãos. Se não tratada, a unha se descola do leito e se torna mais espessa – também pode haver mudança em sua coloração e forma¹. Os fungos de uma unha infectada podem também se espalhar para meias e sapatos, infectando assim outras unhas e até a pele.

Causas da micose

A micose surge por diversas causas, mas geralmente o contato com os próprios fungos – que podem ser encontrados no chão ou em alguma superfície – é a mais recorrente. O ambiente quente e úmido, típico do verão ou de um sapato fechado, por exemplo, propicia o crescimento deles².

Doenças como diabetes, psoríase, má circulação, problemas do sistema imunológico ou doença arterial periférica também favorecem o aparecimento da micose³.

Continua após a publicidade

Prevenção

Hábitos higiênicos são primordiais para evitar a micose, como secar-se bem após o banho, principalmente nas dobras, como virilhas, axilas e dedos dos pés. É aconselhável também evitar andar descalço em ambientes que podem estar contaminados, como vestiários, saunas e ao redor de piscinas².

No verão, opte por calçados mais largos e ventilados – além de evitar usá-los por longos períodos. Roupas quentes e justas, especialmente feitas de tecidos sintéticos, também devem ser evitadas, já que elas não absorvem o suor, prejudicando a transpiração da pele.

Não compartilhe itens como toalhas, roupas, bonés e objetos que possam estar contaminados com fungos². Fazer a manutenção de forma correta das unhas de fibra de vidro ou gel também é fundamental – assim como levar o próprio material ao ir à manicure. E, claro, manter as unhas cortadas, limpas e secas.

Continua após a publicidade

Tratamento

No entanto, a micose não é algo do outro mundo. Existem muitos tipos de tratamentos que incluem tanto soluções tópicas quanto orais. O antifúngico em forma farmacêutica, por exemplo, é uma das opções mais eficazes (desde que as instruções de uso sejam seguidas corretamente) e fáceis de usar. A formulação em esmalte, que deve ser utilizado na superfície da unha, é simples e favorece a penetração do produto em todas as camadas da unha4.

Divulgação
(Divulgação/Divulgação)

Loceryl® é o esmalte antimicótico mais vendido no Brasil5* e o mais prescrito por dermatologistas5. Seu princípio ativo, a amorolfina, elimina o fungo causador da micose, penetrando na unha e protegendo contra a disseminação6. Algumas infecções podem demorar de nove a 12 meses para serem eliminadas, dando espaço para a unha saudável crescer7.

Continua após a publicidade

O medicamento vem acompanhado de todo o material necessário para o tratamento (30 lixas, 30 lenços, 1 aplicador e 1 esmalte) e rende 138 aplicações, sendo apenas uma aplicação semanal.** Loceryl® também pode ser usado com esmaltes cosméticos.***

LOCERYL® Esmalte (cloridrato de amorolfina) é indicado para o tratamento de micoses de unha (onicomicoses).

SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. LOCERYL® É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. MS-1.2916.0036.

1. Biblioteca Virtual em Saúde. Micoses. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/. Acesso em: 17 mar. 2021.

Continua após a publicidade

2. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Micoses. Disponível em: https://www.sbd.org.br/dermatologia/unhas/doencas-e-problemas/micose/93/#sintomas. Acesso em: 17 mar. 2021.

3. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Onicomicose: transmissão, sintomas e como tratar as unhas. Disponível em: https://www.sbd-sp.org.br/geral/onicomicose-transmissao-sintomas-e-como-tratar-as-unhas/. Acesso em: 17 mar. 2021.

4. Endringer Pinto F, Bagger C, Kunze G, et al. Visualisation of penetration of topical antifungal drug substances through mycosis-infected nails by matrix-assisted laser desorption ionisation mass spectrometry imaging. Mycoses. 2020 Aug; 63(8):869-75.

5. Data on File. Market Overview Loceryl 2021.

Continua após a publicidade

6. Ghannoum M, Sevin K, Sarkany M. Amorolfine 5% Nail Lacquer Exhibits Potent Antifungal Activity Compared to Three Acid-Based Devices Indicated for the Treatment of Onychomycosis: An In Vitro Nail Penetration Assay. Dermatol Ther (Heidelb). 2016

Mar; 6(1):69-75.

7.LOCERYL. Loceryl Esmalte. Disponível em: https://loceryl.com.br/loceryl-esmalte. Acesso em: 20 out. 2021.

*Em valor.

**Podendo chegar a duas aplicações, dependendo da recomendação médica.

***Necessário aguardar 10 minutos para aplicação do esmalte cosmético.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.