Outubro Rosa: Revista em casa por 9,90
Continua após publicidade

O que fazer em caso de suspeita de coronavírus?

Os sintomas mais comuns do novo coronavírus são similares aos de uma gripe. O que define um caso suspeito e quando ir para o hospital ou fazer exame?

Por Daniella Grinbergas e Gustavo Vianna
Atualizado em 18 ago 2020, 10h47 - Publicado em 30 mar 2020, 17h14
caso suspeito de coronavírus
Se houver suspeita de coronavírus, a orientação é se isolar. O hospital deve ser procurado se os sintomas se agravarem. (Ilustração: Daniel Almeida/SAÚDE é Vital)
Continua após publicidade

No dia 20 de março, o Ministério da Saúde declarou que o Brasil já apresentava transmissão comunitária do novo coronavírus (Sars-CoV-2). Em outras palavras, isso significa que toda pessoa com febre e sintomas respiratórios como coriza, tosse e falta de ar se enquadra como um potencial caso suspeito de Covid-19, a doença provocada por esse agente infeccioso. Antes disso, a definição valia somente para pessoas que viajaram ou tiveram contato com pacientes infectados. Sendo assim, quem apresenta um quadro similar ao de uma gripe deve ir ao hospital?

A orientação do Ministério da Saúde é: em caso de suspeita, fique em casa por 14 dias e só procure um hospital se o problema se agravar. A Organização Mundial da Saúde também indica isolamento domiciliar por 14 dias dos demais moradores da residência.

Durante esse período, é preciso ficar atento à evolução do quadro. “Sintomas leves, como tosse e coriza prolongadas por vários dias, não são preocupantes. Mas, se houver febre alta persistente e se a tosse vier acompanhada de desconforto respiratório, procure atendimento médico imediato”, recomenda Marcelo Mimica, infectologista do Fleury Medicina e Saúde. O recado vale em dobro para os grupos de risco.

O que fazer diante de sintomas leves

Nesse caso, as medidas a serem tomadas são: fique de repouso, hidrate-se bem, mantenha uma alimentação saudável e, se precisar, recorra a medicamentos como antitérmicos e analgésicos para aliviar os incômodos.

Se precisar tirar qualquer dúvida, ligue para o Disque Saúde, pelo número 136 – profissionais fazem o atendimento, dando orientações sem que o paciente precise se deslocar.

Como agir em caso confirmado de coronavírus em casa

Algumas medidas são importantes para proteger os demais moradores. O Ministério da Saúde aconselha que o paciente se isole em um cômodo da casa, com a porta fechada e as janelas abertas para circulação de ar.

É necessário respeitar um distanciamento de pelo menos um metro entre o paciente e os demais residentes, além de limpeza de maçanetas, vaso sanitário e móveis com álcool 70% ou água sanitária. Fora isso, objetos como talheres, lençóis, copos e toalhas devem ser usados somente pela pessoa diagnosticada com Covid-19. O lixo produzido por ela também precisa ser separado.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.